BYD Shark enfrenta polêmica sobre sua capacidade de carga

Nem chegou direito ao mercado brasileiro e a BYD Shark já enfrenta uma polêmica sobre sua capacidade de carga. O que acontece é que ela é uma caminhonete média, mas que tem capacidade máxima de carga de 790 kg, valor próximo ao da Fiat Strada com cabine estendida. Um dos pontos tem haver com a legislação brasileira.

O que acontece é que o peso em ordem de marcha da Shark é de 2.710 kg e se os 790 kg da caçamba forem adicionados, o modelo tem o peso bruto total de 3.500 kg. Esta é a principal questão levantada na Lei 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, criada em 23 de setembro de 1997. O artigo 143 diz isso sobre a categoria B, a qual a Shark está inserida.

“Condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o motorista“. Ou seja, qualquer motorista que tenha categoria B pode comprar sua BYD Shark e lotar a caminhonete até sua capacidade máxima que não terá problemas com a fiscalização.

Foto em movimento da dianteira da BYD Shark azul
BYD Shark [Divulgação]

Essa história pode mudar

Por sua vez, a Shark também se difere de suas rivais diretas como Ford Ranger e Toyota Hilux por não poder ser abastecida com diesel. Os modelos já consolidados podem transportar até uma tonelada e atendem à portaria 23 criada em junho de 1994. Nela, é proibido que automóveis com capacidade menor do que uma tonelada possam ser equipados com um motor a diesel.

Contudo, há um projeto de lei que está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania que prevê o aumento do PTB de caminhonetes de 3.500 kg para 3.700 kg. Esse projeto foi planejado pelo deputado federal Marco Brasil (PP-Paraná) em meados de 2022. Desse modo, a BYD Shark poderia ter sua capacidade de carga ampliada em breve.

Foto em movimento da traseira da BYD Shark azul na posição 3/4
BYD Shark [Divulgação]

No texto feito por Marco, ele pontua que as montadoras usam diversas tecnologias que permitem que uma caminhonete possa carregar um pouco mais de carga com mais segurança. O PL 2400/22 já foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados em setembro de 2023, todavia está parado em análise no CCJ desde o ano passado.

Você sabia dessa polêmica da capacidade de carga da BYD Shark? Está ansioso para vê-la de perto? Conte nos comentários



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