Ranking aponta São Paulo como a melhor capital para investir em turismo

São Paulo (Banco de fotos Unsplash:Joao Tzanno)

Com 78,59 pontos em um total de 100, a capital paulista é seguida por Rio de Janeiro e Belo Horizonte (Unsplash/Joao Tzanno)

São Paulo encabeça o Índice de Favorabilidade para o Turismo (IFT-GKS), ranking que avalia as condições sociais, econômicas e de infraestrutura das capitais brasileiras para atração de investimentos no setor turístico.

Com 78,59 pontos em um total de 100, a capital paulista é seguida por Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Nas regiões, destacam-se como líderes Porto Alegre (Sul), Brasília (Centro-Oeste), São Luís (Nordeste) e Belém (Norte).

Segundo Mariana Aldrigui, professora da Universidade de São Paulo e membro do conselho técnico do IFT-GKS, o ranking visa fomentar projetos de turismo alinhados às especificidades regionais, complementando outras atividades econômicas locais.

“O Brasil possui diferentes cenários de turismo, não se restringindo a uma divisão entre lazer e negócios”, afirmou.

O IFT-GKS utilizou nove variáveis organizadas em três dimensões: social, econômica e infraestrutura de turismo. A dimensão social abrangeu fatores como violência, acesso à saúde, saneamento e educação.

Na dimensão econômica, foram considerados dados de renda, estoque de empregos, beneficiários do Bolsa Família e acesso à banda larga. A dimensão turística, com peso dobrado, analisou a oferta de leitos e a tarifa média para o destino.

Cada variável foi pontuada de 1 a 10, atribuindo-se 10 pontos à cidade com o melhor índice e ajustando as demais capitais proporcionalmente. Guilherme Dietze, economista e presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio de São Paulo, ressaltou a importância do índice para a segurança das decisões de governos e investidores.

“O IFT-GKS é uma ferramenta técnica para análises segmentadas que apoia o planejamento no turismo”, afirmou Dietze.

O índice será revisado semestralmente, com o objetivo de manter o mercado atualizado quanto a oportunidades no turismo. Cassio Garkalns, CEO da GKS, destaca que a intenção é fornecer dados confiáveis para empresários e gestores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.