Com mais de 861 mil leitos, Temporada de Cruzeiros 2024/2025 começa dia 4 de novembro

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Nove navios farão mais de 200 roteiros que percorrerão 18 destinos no Brasil e América do Sul (Divulgação/MSC Cruzeiros)

A temporada de cruzeiros 2024/2025 começa no dia 4 de novembro, com a chegada do primeiro navio em Salvador. Com mais de 170 dias de duração, serão quase 862 mil leitos ofertados por embarcações muito desejadas pelos brasileiros, como Costa Diadema, Costa Favolosa, Costa Pacifica, MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Orchestra, MSC Poesia, MSC Seaview e MSC Splendida.

Até 24 de abril, os nove navios confirmados farão mais de 200 roteiros, que percorrerão 18 destinos, entre eles, seis portos de embarque e desembarque, como:

  • Itajaí (SC)
  • Maceió (AL)
  • Paranaguá (PR)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Salvador (BA)
  • e Santos (SP)

Além de fazerem escalas em:

  • Angra dos Reis
  • Balneário Camboriú
  • Búzios
  • Fortaleza
  • Ilha Grande
  • Ilhabela
  • Ilhéus
  • Porto Belo
  • Recife
  • Buenos Aires
  • Montevidéu
  • Punta del Este

A atual temporada também evidencia o Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais, com mais de 30 navios de longo curso, que farão paradas em mais de 40 cidades localizadas em Estados como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio Grande do Sul, entre outros, ampliando o alcance do impacto econômico e a geração de postos de trabalho que a indústria de cruzeiros promove no país.

A expectativa é de repetir, ou até superar, os resultados da última temporada, que injetou R$ 5,2 bilhões e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.na economia brasileira. “A indústria de cruzeiros está trabalhando para manter sua curva de crescimento no país e na América do Sul e continuar impactando positivamente toda a cadeia do Turismo, que abrange desde o comércio local até serviços de transporte, hotelaria e passeios turísticos nas cidades de embarque, desembarque e escala. Mas sabe-se que, para isso, o Brasil precisa se tornar mais competitivo frente a outros destinos pelo mundo”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

Vale ressaltar que um recente estudo da CLIA Global mostrou que a demanda por viagens de cruzeiro superou os níveis pré-pandêmicos em 2023, com 31,7 milhões de passageiros no mundo todo. A expectativa é que esse número continue crescendo nos próximos anos, com a projeção de 34 milhões de passageiros globais em 2024 e 40 milhões, até 2027.

“O Brasil pode ser a escolha de muitas companhias e a opção de ainda mais brasileiros e estrangeiros. O crescimento do setor e a ampliação das temporadas dependem de pilares fundamentais como custos equilibrados, segurança, previsibilidade e sustentabilidade. A CLIA e a indústria de cruzeiros estão trabalhando com autoridades para reduzir os custos de operação no Brasil. O potencial do setor é enorme, e, se o mercado nacional for competitivo, poderá manter os navios que já estão aqui e atrair outros”, finalizou Ferraz.

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