Delta processa CrowdStrike por apagão cibernético que causou prejuízo a milhares de passageiros

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A CrowdStrike refutou as alegações da Delta, afirmando que a empresa está disseminando “informações falsas” e não compreende os aspectos da cibersegurança (Divulgação/Delta Airlines)

A Delta Air Lines processou a CrowdStrike, no último dia 25, alegando que a empresa de cibersegurança agiu de forma inadequada e causou uma interrupção tecnológica global que resultou em milhares de voos cancelados em julho. A companhia aérea busca compensação e danos punitivos pelo incidente, que teve início com uma atualização defeituosa enviada a milhões de computadores da Microsoft. Segundo a Delta, a falha prejudicou suas operações por vários dias, acarretando perdas superiores a US$ 500 milhões em receitas e despesas adicionais.

“A CrowdStrike causou uma catástrofe global ao cortar custos, tomar atalhos e contornar os processos de teste e certificação que anunciava, para seu próprio benefício e lucro”

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A CrowdStrike refutou as alegações da Delta, afirmando que a empresa está disseminando “informações falsas” e não compreende os aspectos da cibersegurança, além de tentar transferir a responsabilidade pela sua lenta recuperação. O Departamento de Transporte dos EUA está investigando as razões pelas quais a Delta levou mais tempo para se recuperar em comparação a outras companhias.

O secretário do DOT, Pete Buttigieg, afirmou que o departamento também analisará reclamações sobre o atendimento ao cliente da Delta durante a interrupção, incluindo longos períodos de espera por assistência e relatos de menores desacompanhados deixados em aeroportos. Na ação judicial, a Delta afirma que a interrupção ocorreu devido à falta de testes da atualização pela CrowdStrike antes de sua implementação global. Durante o pico da temporada de férias de verão, a Delta cancelou cerca de 7 mil voos em um período de cinco dias, e a falha também impactou bancos, hospitais e outras empresas.

A Delta argumentou que “a CrowdStrike causou uma catástrofe global ao cortar custos, tomar atalhos e contornar os processos de teste e certificação que anunciava, para seu próprio benefício e lucro”, conforme consta na ação, que foi apresentada no Tribunal Superior do Condado de Fulton, na Geórgia, próximo à sede da companhia.

Um porta-voz da CrowdStrike afirmou que a empresa tentou resolver a disputa, com um dos advogados da companhia mencionando em agosto que a responsabilidade da CrowdStrike em relação à Delta era inferior a US$ 10 milhões.

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