Ministério do Turismo abre edital para novos portais de acesso nos Lençóis Maranhenses

Ministério do Turismo mira em novos títulos após reconhecimento dos Lençóis Maranhenses pela Unesco

O projeto prevê ainda a criação de áreas de estacionamento e sinalização adequada para facilitar o trânsito de turistas e preservar o ambiente (Biaman Prado/MTur)

O Ministério do Turismo, em parceria com o ICMBio e a Unesco, lançou um edital para a contratação de empresas de engenharia e arquitetura para desenvolver projetos técnicos de novos portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, recentemente nomeado Patrimônio Mundial pela Unesco. O prazo para o envio das propostas é até 7 de novembro de 2024, por meio da plataforma de licitações da Unesco.

O objetivo da iniciativa é aprimorar a experiência turística no parque com a construção de quatro portais de entrada, distribuídos estrategicamente para otimizar o controle de acesso e a orientação dos visitantes. Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o investimento em infraestrutura é fundamental para promover o turismo sustentável e valorizar o reconhecimento internacional do parque. “Nossa parceria com o ICMBio na criação desses portais reforça o compromisso do Brasil com a proteção e a gestão sustentável desse cenário único”, afirmou Sabino.

Os novos portais terão estrutura adaptada ao fluxo de visitantes: as entradas principais, em Barreirinhas e Santo Amaro, receberão portais maiores e mais equipados, enquanto as entradas secundárias, em Primeira Cruz e Atins, terão estrutura simplificada para controle e funcionalidade. Além de bilheteria, banheiros e depósitos, as instalações devem aprimorar o atendimento e a conservação do parque, que abrange 155 mil hectares e inclui uma diversidade de ecossistemas e paisagens naturais.

 Lençóis Maranhenses: melhorias na mobilidade

Outro edital foi lançado com o foco em mobilidade no parque, visando o mapeamento e a estruturação de trilhas e vias para diferentes modalidades de acesso, incluindo veículos motorizados, trekking e ciclismo. O projeto prevê ainda a criação de áreas de estacionamento e sinalização adequada para facilitar o trânsito de turistas e preservar o ambiente. Empresas interessadas devem submeter suas propostas até 25 de novembro de 2024, também pela plataforma da Unesco. (Acesse aqui o edital)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.