Novo head de Eventos do Hotel Nacional Rio de Janeiro fala sobre estratégias para alcançar a excelência no setor

Novo head de Eventos do Hotel Nacional Rio de Janeiro fala sobre estratégias para alcançar a excelência no setor

Alexandre Monteiro, head de Eventos do Hotel Nacional Rio de Janeiro (Divulgação/Hotel Nacional)

Menos de um mês à frente do setor de Eventos do Hotel Nacional Rio de Janeiro, Alexandre Monteiro, conversou com o Mercado & Eventos sobre as estratégias que já vem colocando em prática garantir o sucesso dos eventos de negócios. Para o head de Eventos, o foco principal de sua gestão é o de garantir a excelência na realização dos mais variados eventos, além de proporcionar experiências memoráveis e bem-sucedidas para os clientes e parceiros do Hotel Nacional.

M&E – Como será sua atuação no gerenciamento de eventos voltados para os negócios, principalmente, e na maximização da eficiência operacional para clientes? 

Alexandre Monteiro – O meu foco será voltado para diversas áreas-chave (Planejamento Estratégico, Gestão de Recursos e Coordenação de Equipes), cujo objetivo é garantir o sucesso dos eventos de negócios. Porém, sem a maximização da eficiência operacional para os nossos clientes isso se torna um processo muito mais difícil. Há uma série de estratégias que precisam ser colocadas em prática neste primeiro momento para alcançarmos nossos objetivos e metas de curto e médio prazo. Elas estarão balizadas na capacidade de utilizarmos todos os nossos recursos – tangíveis, intangíveis e/ou humanos – de maneira otimizada, para alcançarmos os resultados desejados com o mínimo de desperdício. Elas resultarão em maior produtividade, redução de custos e, consequentemente, em um atendimento de excelência para o nosso cliente, o que, por sua vez, contribuirá para o sucesso e o crescimento do negócio de maneira sustentável.

M&E – Já tem estratégias definidas e que possam ser colocadas em prática, por exemplo, na atração eventos, neste caso com perfil MICE, seja congressos, eventos, encontros? 

Monteiro – Sim, temos algumas estratégias definidas para a atração de eventos MICE, essenciais dentro desse novo olhar para o setor de eventos do Hotel Nacional. Essas estratégias incluem: parcerias com organizadores e promotores de eventos, promoções e pacotes especiais, marketing direcionado, participação em feiras e eventos do setor e ações de feedback, visando a melhoria constante de processos.

M&E – Qual a ocupação média do hotel atualmente?
Monteiro – Atualmente, estamos em média com 75% de ocupação e acreditamos que o trabalho focado no segmento MICE pode contribuir significativamente para o aumento desse percentual e a otimização de nossa receita. Estamos confiantes de que, ao implementarmos essas estratégias, conseguiremos atrair um número expressivo de eventos relacionados ao segmento, além de proporcionar uma experiência memorável para todos os envolvidos no negócio e uma contribuição efetiva para o crescimento socioeconômico da região.

M&E – Também acredito que o setor de eventos, pelo grande leque que abrange, mire outras modalidades como entretenimento, incluindo shows, espetáculos e atrações diversas. É isso mesmo? 

Monteiro – O setor de eventos realmente é muito abrangente e pode incorporar diversas modalidades de entretenimento. Além de shows e espetáculos, há também a possibilidade de incluir experiências interativas, feiras temáticas e eventos corporativos que buscam engajar o público de maneiras criativas. Essa diversidade é fundamental para atrair diferentes públicos e se adaptar às necessidades do mercado.

M&E – O Hotel Nacional, ou a sua gestão à frente de Eventos vai trabalhar com um calendário anual, inclusive para oficializar a marca Nacional em datas fixas para cada um?

Monteiro – Não temos tempo a perder. O Rio de janeiro possui uma vocação natural para essa diversidade de eventos que citei e já estamos trabalhando no desenvolvimento de um calendário anual para o hotel. Temos objetivos e metas ousadas, visando não só a alavancagem de negócios regulares para o empreendimento, mas também agregar valor à marca, em função de historicamente ter sido palco de históricos eventos e considero esse um grande diferencial  competitivo Um calendário anual com datas fixas, de forma resumida, oferece uma importante previsibilidade na gestão dos recursos, proporciona receitas recorrentes e facilita diversos parceiros estratégicos do trade turístico na atração de novos negócios.

M&E – O Quiosque Nacional em frente ao hotel já está em funcionamento? Qual o resultado desde a sua instalação? Na sua gestão pretende mudar ou acrescentar alguma ativação para dar mais visibilidade e destaque?

Monteiro – O quiosque já está em funcionamento, totalmente integrado ao sistema do hotel. Estamos trabalhando em algumas melhorias e adaptação de uma nova identidade visual, alinhada com as diretrizes do Orla Rio. Paralelamente, estou em conversas frequentes com a área de marketing, visando o desenvolvimento de projetos específicos para o local. Queremos que o espaço também entre no calendário como mais uma opção para eventos regulares.

M&E – O Centro de Convenções a ser inaugurado em 2025 será fundamental para o setor de eventos alcançar sua plenitude espacial e de serviços. Já existe uma data mais definitiva para sua abertura? Qual a capacidade do espaço em volume de público e área de exposição? Onde está localizado?

Monteiro – Realmente, a previsão é de que o espaço esteja pronto no fim do ano que vem. Porém, devido a questões contratuais, ainda não podemos falar abertamente sobre o assunto, mas será uma importante unidade de negócios à parte, dentro do empreendimento. Tenho a convicção de que será um ativo de alto valor agregado para a cidade do Rio de Janeiro, contribuindo de forma relevante para atração de grandes eventos, feiras e congressos, nacionais e internacionais.

M&E – Enquanto isso, o Hotel Nacional consegue atender a todos os tipos de eventos?

Monteiro – Possuímos diversos espaços para pequenos e médios eventos corporativos, como também contamos com o Espaço Nacional, um espaço totalmente coberto, climatizado e localizado em frente ao histórico Jardim Burle Marx, no segundo andar do hotel. Uma área que conta com toda a infraestrutura necessária para a realização de diversos eventos com capacidade para até 900 pessoas.

M&E – Alexandre, qual é seu principal desafio à frente do setor de Eventos?

Monteiro – Meu foco é gerenciar cuidadosamente todas as etapas e processos, visando garantir a excelência na realização dos mais variados eventos e proporcionar experiências memoráveis e bem-sucedidas para nossos clientes e parceiros. Pretendo trabalhar incessantemente para otimizar processos, minimizar desperdícios de recursos e garantir que todas as etapas do evento sejam conduzidas de maneira eficiente. Isso engloba lidar com diversos aspectos, tais como logística, coordenação de equipes, controle de custos, gerenciamento de prazos e solução de eventuais contratempos. Estou comprometido em superar obstáculos, inovar nas estratégias e garantir que cada evento seja um sucesso inesquecível para nossos clientes diretos e/ou indiretos.

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