Haddad diz que medidas fiscais estão “adiantadas” e previsão é de anúncio ainda nesta semana

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (4) que as medidas de contenção de gastos públicos estão “muito avançadas” em termos técnicos. Ele destacou que pretende apresentar as propostas ainda nesta semana, o que sinaliza um avanço na agenda econômica do governo federal. Em uma coletiva de imprensa, Haddad ressaltou a importância dessas iniciativas para ajustar o orçamento e reforçar a estabilidade fiscal do Brasil.

“Em relação à Fazenda tem várias definições e que estão muito adiantadas. O presidente passou o final de semana, inclusive, trabalhando o assunto, pediu que técnicos viessem à Brasília para apresentar detalhes para ele. Eu penso que nós estamos na reta final”, disse Haddad. “Vamos, só por deferência ao presidente, ele que vai organizar a comunicação, a reunião nesta tarde tem essa finalidade, então, por deferência a ele, vamos aguardar algumas horas, porque, afinal de contas, ele que vai definir quem comunica, como comunica, o modelo de apresentação. Então, eu peço algumas horas aí para a gente ter um caminhamento da parte dele”, finalizou o mistro.

O pacote de medidas é esperado com grande expectativa por investidores e economistas, que avaliam o impacto das políticas fiscais no mercado financeiro e na economia do país. Nos últimos meses, Haddad tem reforçado a urgência de equilibrar as contas públicas, um movimento essencial para conter a inflação e impulsionar o crescimento econômico de longo prazo.

Em entrevista à BM&C News, o especialista e CEO do grupo Laatus, Jefferson Laatus, explicou que apesar do mercado ter aliviado um pouco de seu estresse com a notícia de que o Governo Federal está buscando um realizar um pacote o mais rápido possível, ainda há preocupações em relação a coerência desse pacote e se ele será de fato cumprido.

“Se for apresentado um pacote de cortes em R$ 25 bilhões, valor muito ventilado, o estresse voltará novamente, já que o mercado sabe que isso não é suficiente para cumprir o fiscal nem desse ano, muito menos do ano que vem, que é até um pouco mais desafiador que esse. Portanto, o pacote precisa ser palpavel”, explicou Laatus.


Expectativa para Selic sobe a 11,50% em 2025, revela Focus

O post Haddad diz que medidas fiscais estão “adiantadas” e previsão é de anúncio ainda nesta semana apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.