Viagem de negócios: 5 dicas para criar uma estratégia de sucesso antes de embarcar

Um bom planejamento e domínio sobre todos os temas da sua empresa pode fazer a diferença na hora de fechar um contrato durante uma viagem de negócios (Divulgação/Senivpetro/Freepik)

Um bom planejamento e domínio sobre todos os temas da sua empresa pode fazer a diferença na hora de fechar um contrato (Divulgação/Senivpetro/Freepik)

Viajar em busca de novas oportunidades e parcerias para os negócios é o sonho de muitos empreendedores. Seja para um congresso, uma reunião ou uma visita no país de interesse, estar no local, no horário e com as pessoas certas pode ser a virada de chave para a expansão que sua empresa necessita. Antes de embarcar nessa missão, Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!, explica o que é preciso para criar uma estratégia de sucesso antes de chegar no seu destino. Confira cinco dicas abaixo.

“Esse tipo de viagem oferece a oportunidade de expandir mercados, encontrar novos clientes ou fornecedores e estabelecer parcerias estratégicas para sua marca. Isso pode resultar em novos contratos, novas ideias ou colaborações que impulsionam o crescimento da sua empresa”, diz Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!.

DEFINA OBJETIVOS – É preciso ter alinhado o propósito da viagem e os resultados que deseja alcançar, como por exemplo: metas como fechar um contrato, fortalecer parcerias ou expandir contatos. Definir objetivos claros vai ajudar a orientar suas interações e medir o sucesso dessa iniciativa.

PESQUISE A EMPRESA – Conhecer bem a empresa que você terá reuniões é tão importante quanto estudar a cultura local, especialmente se a viagem for internacional. “Isso vai desde normas de etiqueta nos negócios, a hábitos locais, costumes e aspectos culturais. Estando inteirado, você pode impressionar positivamente as pessoas”, disse o CEO.

ORGANIZE SEU ROTEIRO – Antes de chegar ao seu destino, prepare um cronograma detalhado com todas as reuniões, eventos e deslocamentos. Para quem não sabe por onde começar, existem empresas e consultores de viagens que fazem todo esse levantamento para os empreendedores.

PREPARE-SE PARA AS REUNIÕES – É importante criar uma agenda para cada reunião, incluindo pontos-chave que precisam ser discutidos e decisões que devem ser tomadas. Levar materiais de apoio, como apresentações ou relatórios, e dominar todos os detalhes mais importantes sobre seu negócio, passa segurança para quem está do outro lado da mesa. É essencial que você esteja pronto para responder todas as perguntas e tirar dúvidas sobre sua empresa.

TENHA UM BOM NETWORKING – Expandir sua rede de contatos talvez seja uma das melhores razões para fazer uma viagem de negócios. Pesquise eventos diferentes, como conferências ou jantares com empresários, e vá preparado para conversas casuais, que podem gerar oportunidades futuras.

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