“Não teremos mais turistas, teremos visitas”, diz diretor de turismo de Aruba; expectativa é de 40% a mais de brasileiros em 2025

"Não teremos mais turistas, teremos visitas", diz diretor de turismo de Aruba; expectativa é de 40% a mais de brasileiros em 2025

Carlos Barbosa, CEO da Vitrine Global, empresa que representa Aruba no Brasil (Beatriz do Vale/M&E)

Em evento realizado nesta terça-feira (5), com cerca de 40 agentes de viagens e operadores parceiros para comemorar as novidades de Aruba, o CEO da Vitrine Global (empresa que representa o país), Carlos Barbosa, enfatizou a importância do mercado brasileiro para o destino, impulsionado pelo trabalho dos profissionais do trade: “O nosso braço direito é o agente de viagem, é o operador, é a agência de incentivos, que na verdade são todos agentes de viagens.”

O Brasil é o quinto país da América Latina que mais leva turistas para Aruba. A expectativa é fechar o ano de 2024 com 16.800 turistas brasileiros, que já representa um número maior de 2023 (de 14 mil), e bem superior à marca registrada em 2019, antes da pandemia, que foi pouco mais de 11 mil visitantes. Já para 2025, a projeção é de alcançar 25 mil. Um índice promissor graças ao retorno da rota Brasil-Aruba, saindo de São Paulo, sem escalas, pela Gol Linhas Aéreas a partir de 18 de dezembro.

“A expectativa do novo voo da Gol é que impulsione nossas metas do ano que vem, acrescentando pelo menos 40% da quantidade de brasileiros na ilha e a se posicionar como quarto país que mais leva turistas para Aruba. Isso é muito importante. Além, é claro, de construir e estender essa conexão e essa similaridade que há entre a nossa cultura e a deles”, contou Carlos.

Ilha mais feliz do Caribe

Aruba é um país que vive especificamente do turismo, sendo 90% do PIB proveniente do setor. Ao acrescentar novos voos, passa a ter uma relevância bastante considerável na economia local. “Estamos super orgulhosos e felizes por ter um voo direto para Aruba saindo do Brasil. Agora há mais conexões, mais maneiras de chegar lá, então há melhores tarifas. Não é tão caro como antes”, enfatizou Jerusha Rasmijn, diretora da Aruba Convention Bureau.

“Nós somos muito parecidos com eles e isso faz com que todo brasileiro que chega em Aruba se sinta em casa. Além, é claro, de Aruba ter uma particularidade que alguns outros destinos não têm. Como 90% do PIB é proveniente do turismo, eles acabam nascendo com o DNA para receber. Você chega na ilha extremamente bem recebido, bem tratado e acolhido”, complementou Carlos.

Tudo isso faz parte da Campanha Aruba Effect, ou Efeito Aruba, que é um termo usado para descrever o sentimento de felicidade que as pessoas vivenciam após visitar a ilha: “Nós estamos seguindo com a campanha para 2025, mas nós estamos criando um novo tipo de compromisso”.

‘Repeaters’

Aruba é a ilha que tem o maior índice de repeaters: pessoas que visitam o local e voltam, principalmente aqui do Brasil. Vale ressaltar que Aruba vem passando por uma grande renovação e já não é mais a mesma de antes da pandemia. Hoje o local conta com autopistas completamente reformadas e estruturadas, que ligam norte a sul. Há também a ala sul da ilha, que é um novo ponto político, além de toda a composição do turismo da ilha. Fatores como esses fazem parte da nova diretriz do turismo mundial de Aruba.

“Toda a nossa área de comunicação e toda a nossa área de estrutura interna para receber na ilha está passando por uma transformação que nós não teremos mais turistas. Nós teremos visitas. Nós vamos ter visitas na nossa casa. E a gente como anfitrião quer que o nosso turista tenha a sensação de que ele está sendo recebido na nossa casa. Isso é um cruzamento de responsabilidades, tanto para mim que estou te recebendo, como para você que está sendo recebido”, explicou Carlos.

Aruba + Embracon

E atenção nesta novidade quentíssima: uma campanha de co-branded com a Embracon, na Black Friday. A Embracon vai premiar quem comprar os produtos dela durante a Black Friday com uma viagem pra Aruba.

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