Seis bartenders e mixologistas revelam seus bares favoritos no DF

É comum ir a um bar ou restaurante e pedir um drinque para acompanhar um petisco ou prato principal. Mas, já parou para pensar em quem está por trás das combinações de destilados com frutas, xaropes e outros ingredientes?

São os mixologistas, profissionais especializados em coquetéis que criam misturas únicas, utilizando técnica e criatividade para desenvolver sabores inovadores. Já os bartenders são responsáveis por preparar as bebidas com habilidade e precisão.

No Distrito Federal, vários profissionais se destacam pela originalidade e talento na criação de drinques. Pensando nisso, o Metrópoles conversou com seis mixologistas e bartenders para descobrir quais são os bares favoritos deles no DF.

Confira abaixo:

Malu Moura

Para a bartender Malu Moura, o Barito Bar e Café, na 714 Norte, é a melhor coqueteleira de Brasília pelo “local incrível, além da vibe underground com cara de bares secretos de Nova York (EUA)”. Ela indica experimentar os drinques Macunaito e Tamarlindo.

“Bom gosto em cada peça de arte e cada ingrediente dos drinques. Nota também para a cozinha com a melhor costelinha e o melhor shimeji, dois dos melhores sanduíches da casa. A curadoria musical impecável com noites árabes e música eletrônica do Confronto Sound System.”

Foto colorida de dois drinques - Metrópoles
Barito Bar e Café

Bruno Machado

Consultor, bartender e gestão de bar e liderança, Bruno Machado indica o SS Gastrobar, na 407 Sul. Segundo o expert, o drinque Two Gun, criação do Gustavo Guedes, é uma experiência que vale cada gole.

“O drink combina bourbon, rum spiced, vermute rosso, Campari com nibs de cacau, indian chai e um toque de bitter de whisky com café, tudo defumado com lascas de carvalho. O sabor é complexo, mas cada elemento se une de uma maneira que me transporta para os tempos em que minha família preparava licores caseiros.”

Foto colorida de um drinque - Metrópoles
SS Gastrobar

Ana Negra

O lugar favorito da mixologista e bartender Ana Negra para beber em Brasília é o Traçado Bar, na 404 Norte. O espaço possui atendimento no balcão para que o cliente interaja com quem está preparando sua bebida. “Com uma carta incrível de clássicos bem reproduzidos, um dos meus drinques preferidos é o Dirty Collins. Leve, refrescante e meio umami”.

Ana aproveitou para recomendar um coquetel específico no Santú Comedoria, localizado na 216 Norte, que está sendo feito no mês de novembro: Cabocla. “Feito com cachaça, dendê, coco e abacaxi, é leve, refrescante e tem uma geleia deliciosa que acompanha como guarnição. Os lucros do drinque são direcionados para doação em todo mês.”

5 imagens

Drinque Cabocla, do Santú Comedoria

Traçado Bar
O espaço é focado em drinques
Nas opções há drinques clássicos
1 de 5

Catarina Freire, da SANTÚ comedoria

Instagram/Reprodução

2 de 5

Drinque Cabocla, do Santú Comedoria

Instagram/Reprodução

3 de 5

Traçado Bar

Instagram/Reprodução

4 de 5

O espaço é focado em drinques

Divulgação

5 de 5

Nas opções há drinques clássicos

Divulgação

Nitay Pontes

Nitay Pontes, mixologista e consultor do Mezanino, na Torre de TV, indica o próprio estabelecimento em que trabalha. Os motivos? “A vista maravilhosa, localização privilegiada e uma equipe de bar competente”.

“Meu drinque favorito é o 1870 (Campari infusionado em folha de mexerica, vermute rosso, cachaça Princesa do Vale Blend e café Nespresso). O Campari infusionado em folha de mexerica dá um toque cítrico floral incrível, e ele ainda leva a cachaça que ganhou como melhor cachaça artesanal do Brasil em 2023.”

Foto colorida de dois drinques - Metrópoles
Mezanino

Suas indicações não acabaram. Para Nitay, trabalhar na área faz com que ele acabe procurando profissionais bons atrás do balcão. Por isso, o mixologista gosta bastante de beber os drinques feitos pelo Aleksei, no Traçado Bar, na 404 Norte.

“A temática de boteco, mas com alta coquetelaria me agrada bastante. É um bar para se tomar drinques clássicos, eu gosto bastante disso. Além disso, acho que é um dos únicos (se não o único) bar da cidade onde você consegue tomar o famoso Ramos Gin Fizz.”

Victor Quaranta

Mixologista com quase duas décadas de experiência, Victor Quaranta citou o SS Gastrobar, na 407 Sul, com destaque para o drinque Sol Nascente. “É uma releitura do Old Fashioned com o novo whisky da Suntory e um toque oriental e amadeirado do gergelim torrado. Gosto do estilo clássico revisitado, das propostas inovadoras da casa e da atualização com novas bebidas.”

Outra indicação é o Loucos por Carne, na 201 Norte. Victor conta ao Metrópoles que o drinque Mineirinho está na lista dos seus preferidos. “Gosto da versatilidade de drinques do restaurante. A casa mescla drinques com ingredientes regionais e técnicas da coquetelaria moderna”.

Foto colorida de um drinque - Metrópoles
Loucos por Carne

Para completar a lista, o drinque Green Negroni, do Santé 13, situado na 413 Norte, tem seu coração. “O coquetel é feito com gim, licor de maçã verde e de melão, e vermute extra deu e bianco. Gosto do bar pelo minimalismo, focado no sabor sem grandes alegorias”.

Júlia Santarosa

Embora não esteja atuando profissionalmente na área, a mixologista e bartender Júlia Santarosa gosta muito do Iracema, que fica na 213 Norte, e do Santú Comedoria, na 216 Norte.

O Iracema me lembra muito os perfis de bar tradicionais e famosos quando comecei a estudar mixologia. A coquetelaria é elegante, com drinques variados e insumos diferenciados. Já o Santú Comedoria remete a uma coquetelaria do quintal de casa, um ambiente mais descontraído e com raízes brasileiras. O Iracema é uma pegada noturna e o Santú de dia!”.

Foto colorida de um drinque - Metrópoles
Iracema
Adicionar aos favoritos o Link permanente.