Vovó do crime: idosa é autuada por furto de energia em Cachoeiro 

Uma operação da EDP e Polícia Civil, realizada na última terça-feira (5), detiveram uma idosa, de 74 anos, suspeita de furto de energia elétrica, em uma propriedade com irrigação no distrito de Itaoca, em Cachoeiro de Itapemirim.

A suspeita foi conduzida à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, e autuada em flagrante por furto e liberada para responder em liberdade, após o recolhimento da fiança arbitrada pelo delegado de plantão.

Leia Também: ‘Maníacos da lingerie’ invadem loja e furtam roupas intímas em Cachoeiro

A distribuidora informou que a ligação direta sem a devida medição ou qualquer violação e manipulação do medidor de energia é um crime, pois não permite o registro correto de faturamento da energia consumida.

Furto de energia é crime

Importante ressaltar ainda que furto de energia elétrica é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Para o andamento do processo penal, a Polícia Civil solicitará à EDP uma planilha detalhada dos valores relacionados ao consumo irregular.

Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.

Prática perigosa

Além disso, o furto de energia elétrica é uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

Casos de irregularidade (suspeita de furto de energia elétrica) podem ser denunciados anonimamente pelo site da EDP ou no telefone 0800 721 0707.

O post Vovó do crime: idosa é autuada por furto de energia em Cachoeiro  apareceu primeiro em Aqui Notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.