INSS 09/11 anuncia antecipação do 13º salário para aposentados

O pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é sempre um momento de expectativa. Em 2024, a estrutura dessa compensação segue padrões estabelecidos com diferença para aqueles que obtiveram o direito ao benefício após o primeiro semestre do ano.

Para os beneficiários que começaram a receber aposentadoria, pensão ou auxílio após junho, existe a particularidade de um pagamento em parcela única. Esta configuração foi ajustada para acomodar o calendário de pagamentos regulares do INSS que tradicionalmente ocorre no segundo semestre do ano.

Quem Tem Direito ao 13º do INSS em Parcela Única?

Aqueles que passaram a integrar o grupo de beneficiários do INSS após o mês de junho de 2024 são elegíveis para receber o 13º salário em apenas uma parcela. Esta formação é particularmente importante para aqueles que, de outra forma, teriam perdido o pagamento antecipado que ocorre no início do ano.

O benefício prioriza as pessoas que recebem o valor de até um salário mínimo, estabelecido em R$ 1.412 em 2024. Essa priorização visa facilitar o acesso imediato ao benefício para os segurados que mais dependem da aposentadoria ou pensão como fonte principal de renda.

Aplicativo do Meu INSS e dinheiro ao lado // Créditos: depositphotos.com / rafapress
Aplicativo do Meu INSS e dinheiro ao lado // Créditos: depositphotos.com / rafapress

Como e Quando Será Realizado o Pagamento do 13º Salário?

O INSS definiu que o pagamento da cota única do 13º salário será feito entre 25 de novembro e 6 de dezembro de 2024. Isso ocorre após a quitação da primeira parcela do benefício. O cronograma está em alinhamento com a prática para a maioria dos segurados que receberam parte do benefício entre abril e maio, embora os novos beneficiários sigam uma distribuição diferente.

Qual é o Calendário de Pagamento do INSS?

Os pagamentos são organizados de modo a acomodar a capacidade do INSS de desembolsar uma quantidade significativa de recursos nesse período. Segundo as estimativas, o impacto financeiro desse desembolso é considerável, totalizando cerca de R$ 1,3 bilhão. A organização é feita com base em faixas de renda:

  • Beneficiários com até um salário mínimo: receberão pagamentos distribuídos nos últimos cinco dias úteis de novembro e nos primeiros dias úteis de dezembro.
  • Beneficiários com valores superiores ao piso nacional: terão seus pagamentos realizados nos primeiros dias úteis de dezembro.

Consulta ao Pagamento do 13º Salário: Quais São as Opções?

Os beneficiários que desejam confirmar a liberação do seu 13º salário dispõem de várias ferramentas digitais. O aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones e tablets, e o site do mesmo serviço são os meios mais rápidos e diretos. Ambos os meios oferecem detalhamento do pagamento de forma acessível.

Para os que preferem o atendimento via telefone, é possível ligar para o número 135, em funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h. É necessário informar o número do CPF e alguns dados de confirmação para ter acesso às informações do benefício.

Acompanhar essas informações garante que todos os beneficiários do INSS recebam seus direitos de maneira eficaz e no tempo devido, refletindo um planejamento cuidadoso para a concessão do 13º salário em 2024.

O post INSS 09/11 anuncia antecipação do 13º salário para aposentados apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.