Espírito Santo lidera liberdade econômica no Brasil, segundo IMLEE 2024

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (Mackliber) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) divulgou o Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) 2024, que avalia as condições de liberdade econômica nas unidades federativas brasileiras com base em dados de 2022. Apesar de uma breve recuperação em 2021, o índice revela que a média de liberdade econômica no Brasil permaneceu estagnada em 2022, mantendo a nota de 4,38 do ano anterior.

O IMLEE, único índice subnacional de liberdade econômica no país, segue a metodologia do Fraser Institute e analisa três dimensões principais: Gastos dos Governos, Tributação e Regulação do Mercado de Trabalho. Em 2022, as análises apontaram uma ligeira queda nos aspectos de gastos governamentais e regulação do mercado de trabalho, enquanto a tributação mostrou uma recuperação marginal.

O estado do Espírito Santo se destacou como líder no ranking geral, seguido por Rio de Janeiro, Amapá, Paraná e Pará. Estes estados apresentaram ambientes mais propícios ao empreendedorismo e à liberdade econômica. Por outro lado, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Amazonas e Piauí ocuparam as últimas posições, enfrentando desafios significativos, especialmente no que diz respeito à carga tributária, vista como um grande obstáculo ao desenvolvimento econômico.

Houve variações notáveis em relação ao desempenho de 2021. Roraima registrou o maior crescimento, com um aumento de 26,4% em sua pontuação, seguido por Piauí e Sergipe. Em contrapartida, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo apresentaram quedas consideráveis, apontando para uma piora nas condições de liberdade econômica nesses estados.

“O objetivo do IMLEE é fomentar o debate sobre a liberdade econômica no Brasil, incentivando políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios e promovam o crescimento e prosperidade das regiões brasileiras”, destaca o Prof. Dr. Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do Mackliber.

O relatório completo será divulgado em 13 de novembro, durante o VIII Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica, às 18h30, no auditório do Mackgraphe, localizado no campus Higienópolis da UPM. O evento promete atrair a atenção de investidores, gestores públicos e empreendedores interessados em entender e aprimorar as condições econômicas de suas regiões.

O post Espírito Santo lidera liberdade econômica no Brasil, segundo IMLEE 2024 apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.