Comissão do Senado aprova distribuição de conteúdo dos canais públicos por streaming

General Hamilton Mourão (Republicanos-RS), senador e ex-vice-presidente da República (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (13), o projeto que permite aos canais públicos de rádio e televisão distribuírem conteúdo audiovisual pela internet, inclusive por meio de serviços de streaming (PL 1.054/2023). 

O projeto é do senador Paulo Paim (PT-RS), com relatório favorável do senador Hamilton Morão (Republicanos-RS), e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá a palavra final. 

Leia também

Corte de gastos: Congresso terá mesmo empenho da reforma tributária, diz Pacheco

Após evento do Lide, Pacheco seguiu para o Palácio do Planalto, onde se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma das principais pautas do encontro é o pacote de corte de gastos do governo

O que diz o projeto

O texto altera a legislação sobre a radiodifusão pública para incluir, entre os princípios e objetivos dos canais explorados pelo Poder Executivo, a distribuição pela internet de produções brasileiras, especialmente aqueles de caráter regional e independente. 

O projeto também incumbe a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) de operar serviços de streaming voltados a distribuir conteúdo audiovisual de produção nacional. 

Para viabilizar a iniciativa, o texto inclui os canais públicos entre os beneficiários de 10% dos recursos da modalidade da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional cobrada das empresas de telecomunicação (Condecine Teles). Essa taxa hoje é destinada apenas a canais comunitários, universitários e de programadoras brasileiras independentes. 

Na justificativa da proposta, Paim afirma que o avanço das conexões de internet em banda larga e das redes 5G tem revolucionado a distribuição de conteúdo audiovisual.

“As plataformas de vídeo sob demanda pela rede têm ganhado espectadores de forma consistente, e a perspectiva é de que esse processo se acentue nos próximos anos”, argumenta. 

Em seu relatório, Mourão não fez mudanças no conteúdo do projeto. Para ele, a medida é “fundamental” para promover a modernização dos serviços de radiodifusão pública, e também vai contribuir para alinhá-los com as tendências atuais de consumo de mídia. 

(Com Agência Senado)

The post Comissão do Senado aprova distribuição de conteúdo dos canais públicos por streaming appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.