Conturesp elege mais quatro entidades efetivas

unnamed 2024 11 13T104426.266 Conturesp elege mais quatro entidades efetivas

Com o ingresso de novas corporações as ações turísticas somam maior capacidade de trabalho (Divulgação/Conturesp)

A 10ª reunião ordinária do ano do Conturesp (Conselho Estadual de Turismo de São Paulo) aconteceu na manhã desta terça-feira (12), na sede da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Na oportunidade, o titular da Pasta, Roberto de Lucena, presidente deste Conselho, mostrou aos participantes a atual grandeza do Turismo Paulista que vem crescendo com inúmeros empreendimentos, programas e atividades, ressaltando “que estes 22 meses de governo foram de muita produção e entregas”.

“Estas nossas entregas são consequências do trabalho de toda equipe da Setur-SP com o preciso apoio do Conturesp, sob a liderança de Armando Arruda Mello, secretário executivo desta nossa entidade. Apoiada pelo Governador Tarcísio de Freitas, que entende o turismo como um grande negócio, contamos com nossa Academia do Turismo que, atualmente, está com 22 mil vagas disponíveis e até 2026 teremos um total de 100 mil vagas com cursos de curta, média e longa duração. Trata-se de um avanço para o setor”, explicou Lucena.

O presidente ainda enfatizou a importância do novo programa de fomento e expansão do transporte ferroviário de Turismo no estado de São Paulo, além do Turismo Náutico para desenvolver infraestruturas náuticas ao longo da costa e das vias fluviais paulistas. “Temos agora 99 pontos de mergulho em represas no interior do estado e no litoral. Trata-se de uma realidade náutica referência em todo Brasil. Tem mais: nestes 22 meses de trabalho à frente da Pasta do Turismo, investimos 524 milhões de reais para 240 obras de infraestrutura turística em Estâncias e Municípios de Interesse Turístico”, informou o Secretário.

Parte importante, também, desta reunião foi a eleição entre os conselheiros titulares que elegeram mais quatro entidades efetivas. São elas:

  • ABBTUR (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo);
  • Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Corporativos e Sociais);
  • IDT-CEMA (Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente)
  • e Sindiloc SP (Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo).

Além delas, duas outras entidades foram eleitas para participar do Conturesp como convidadas: Academia Brasileira de Turismo e Eventos e Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

Diversos conselheiros manifestaram -se pelas suas entidades, como Ricardo Dias, da Abrafesta, que hoje já conta com 250 associados abrangendo 52 segmentos; Fábio Barbosa, da ANPF (Associação Nacional de Preservação Ferroviária), que mostrou otimismo com os trens e bondes turísticos, a memória ferroviária, estações com museus e com a Câmara Temática do Turismo Ferroviário; Bruno Omori, presidente do IDT-CEMA fez um relato sobre a atual situação que envolve os Jogos e Cassinos no Brasil, além da Loteria Estadual Paulista.

Também participaram das análises dos temas apresentados nesta reunião do Conturesp, o experiente conselheiro Jarbas Favoretto da Amitur; Márcia Azeredo da Aprecesp; Juliana Assumpção, da Abav-SP/Aviesp e Antônio Reinales da ABIH-SP, entre outros. Além do Secretário Lucena e de Armando Arruda Mello, estiveram à mesa, a Secretária Executiva da Setur-SP, Luciane Leite, a Coordenadora de Turismo da Pasta, Ana Clemente, e o Doutor Álvaro Cordeiro, consultor da InvestSP/Setur-SP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.