Astroturismo é uma das sete principais tendências para 2025

Astroturismo é uma das sete principais tendências para 2025

Astroturismo é uma tendência que une os amantes de astronomia e natureza. (Divulgação/FreePik)

A Aurora Boreal e o raro avistamento do cometa A3 despertaram um interesse crescente no astroturismo, refletindo uma mudança mais ampla em direção a viagens com propósito, onde viajantes buscam conexões mais profundas com a natureza e o universo. De acordo com o relatório de tendências de viagens da Euronews, o astroturismo é uma das sete principais tendências em 2025.

Só no ano passado, 20 novos Parques Internacionais de Céu Escuro foram designados em todo o mundo, refletindo o crescente interesse em viajar para destinos com baixa poluição luminosa. Locais como Austrália Ocidental e Chile estão promovendo seus ambientes de céu escuro, permitindo que os visitantes vivenciem oportunidades únicas de observação de estrelas, ao mesmo tempo em que preservam a herança cultural indígena e incentivam passeios liderados pela comunidade.

Ao introduzir o astroturismo, os países podem equilibrar o turismo sazonal, atraindo visitantes durante os meses mais calmos, quando os eventos celestes são mais visíveis.

A New Scientist Discovery Tours relatou um aumento de 450% na capacidade de suas viagens inspiradas em astronomia entre 2022 e 2024. Os passeios da empresa para os eclipses solares totais de 2026/27 já atraíram mais de 1.600 inscrições, indicando um apetite crescente pelo turismo de céu escuro.

“Nossos feeds de mídia social neste verão estavam inundados com fotos deslumbrantes da aurora boreal tiradas bem do lado de fora de nossos jardins e janelas. É incrível como isso despertou um renovado senso de admiração em tantos de nós. Olhando para o futuro, esperamos que as pessoas comecem a fazer planos de viagem para a Austrália para testemunhar seu eclipse solar total em 2028. Com o máximo solar atual, também é provável que vejamos uma grande onda de astroturistas se aglomerando em lugares como Northumberland, Islândia, Noruega e Canadá — famosos por seus céus cristalinos e exibições de tirar o fôlego da aurora boreal, enfatizou a editora-chefe da Euronews Travel e Euronews Green, Ruth Wright.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.