Rodeio de Lomba Grande reúne tradicionalistas de diversas partes do Estado em Novo Hamburgo

Neste fim de semana, centenas de pessoas se reúnem no CTG Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. O motivo é a 39ª edição do Rodeio Interestadual de Lomba Grande, um dos mais antigos do Estado. Com programação voltada a danças tradicionais gaúchas e provas campeiras, o evento segue com atividades neste domingo (1º).

Invernadas artísticas se apresentam no 39º Rodeio de Lomba Grande | abc+



Invernadas artísticas se apresentam no 39º Rodeio de Lomba Grande

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

As competições começaram ainda na tarde de sexta-feira (29), reunindo tradicionalistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Segundo o patrão do CTG Sidinei Gonchoroski, o número de inscritos nas provas artísticas foi maior do que nos últimos anos, com mais de 60 invernadas do Estado e 200 apresentações individuais.

“Embora as dificuldades de organizar o evento devido às questões financeiras, conseguimos manter o rodeio. Tivemos já um número bastante grande de pessoas no evento desde manhã cedo e seguiremos com programação durante o dia e no domingo”, afirma Gonchoroski. 

LEIA TAMBÉM: AONDE IR: Confira a programação natalina do final de semana em cidades da região

O evento é tradicional na região e muito aguardado pelos amantes da cultura gaúcha. “É um rodeio que fazem com bastante empenho para também levar o nome de Novo Hamburgo para todo o Estado na questão de boa organização do evento”, ressalta o patrão.

Na manhã deste sábado, o CTG Velha Cambona, de Portão, se apresentou com a invernada mirim. Para a professora Pamela Vanessa dos Santos, 32, que acompanha a filha Isadora Padovani, 9, nas apresentações, é emocionante poder ver a pequena dançando. “A gente sabe que é um lugar bom pra eles. Criar eles dentro do CTG é maravilhoso”, diz.

  • ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Ela e o marido participam da invernada veterana e irão se apresentar no domingo. “Família toda na tradição”, comenta. Para Isadora, que dançou pela primeira vez o Rodeio de Lomba Grande, “deu um frio na barriga”.

Pãmela e Isadora | abc+



Pãmela e Isadora

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Competições de laço

Já na parte campeira, onde ocorrem as provas de laço, cerca de 300 competidores participaram na sexta e mais 500 neste sábado. “O tempo está ajudando. Rodeio está muito bonito”, comenta Luciano Barbosa, integrante da patronagem campeira do CTG de Lomba Grande.

SAIBA MAIS: Ciclone bomba com onda de perigosas tempestades terá duração de dois dias no Sul do Brasil; ventos podem passar de 120km/h

Provas campeiras reúnem centenas de competidores na 39ª edição do Rodeio de Lomba Grande | abc+



Provas campeiras reúnem centenas de competidores na 39ª edição do Rodeio de Lomba Grande

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Ainda dá para participar

Quem quiser participar do evento, os ingressos custam R$ 5 por pessoa, enquanto o estacionamento sai por R$ 20, valor que inclui o ingresso do motorista. O Rodeio conta ainda com uma praça de alimentação para os visitantes. A festa ocorre na Rua Orestes Basotti, 105.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.