Nestlé anuncia recall de lotes de Mucilon contaminados com toxina

A Nestlé informou que vai recolher voluntariamente alguns lotes contaminados de Mucilon, da linha “Meu Primeiro Lanchinho”, após identificar a presença de toxinas acima do permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon

Lotes contaminados foram os da linha “Meu Primeiro Lanchinho” – Foto: Reprodução/ND

Segundo a empresa, análises de rotina identificaram a presença de aflatoxina em níveis acima do estabelecido pela legislação brasileira. A substância representa risco para a saúde de pessoas e animais domésticos em quantidades elevadas.

Os produtos dos lotes afetados tiveram sua distribuição e comercialização suspensa e serão destruídos. Os demais lotes de produtos da linha “Meu Primeiro Lanchinho” estão seguros para consumo, afirmou a Nestlé.

Confira quais lotes contaminados de Mucilon recolhidos:

  • Meu Primeiro Lanchinho, Snack de Morango e Banana, sachê de 35g, com datas de validade em 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025, dos lotes especificados.
  • Meu Primeiro Lanchinho, Snack de Laranja e Banana, sachê de 35g, com datas de validade em 01/06/2025, dos lotes especificados.
Exemplo dos lotes contaminados de Mucilon

Lotes contaminados de Mucilon, da linha Meu Primeiro Lanchinho – Foto: Reprodução/ND

Os lotes contaminados de Mucilon farão mal aos bebês?

As aflatoxinas são produzidas por um grupo de fungos que se desenvolvem em ambientes com clima úmido e quente, sendo naturalmente encontradas em diversos alimentos.

A intoxicação por esse tipo de toxina pode ocorrer de duas formas, aguda (quando há ingestão de altas quantidades em período curto), ou crônica (quando há ingestão prolongada e contínua).

Conforme a nota da Nestlé, as quantidades de aflatoxina encontradas nos lotes de Mucilon estão muito abaixo da quantidade necessária para causar qualquer reação aguda imediata.

Lotes contaminados de Mucilon

Todos os lotes contaminados da linha Meu Primeiro Lanchinho – Foto: Divulgação/Nestlé/ND

Para esse tipo de contaminação, seria necessário que uma só criança consumisse 18kg do produto todos os dias, por um período de 1 a 3 semanas. Portanto, não se prevê toxicidade aguda para os consumidores-alvo.

No entanto, os lotes apresentam risco de contaminação prolongada, podendo gerar riscos para a saúde, incluindo, em casos extremos, potenciais problemas relacionados ao fígado.

Por isso, a empresa decidiu recolher os lotes contaminados de Mucilon voluntariamente.

O que fazer se comprou um dos lotes contaminados de Mucilon?

A distribuição e comercialização desses lotes já foram suspensas. Contudo, se algum consumidor já adquiriu um dos produtos, ele não deve ser consumido.

A empresa irá atender os consumidores lesados para orientar como a devolução gratuita deverá ser feita. Todos devem ser reembolsados.

Canais de atendimento para o recall da Nestlé:

  • E-mail: [email protected];
  • Telefone: 0800-761-2500, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.