O que é a síndrome da ruminação psicológica e como ela afeta a sua mente

Você já se pegou pensando repetidamente nos mesmos problemas ou situações sem conseguir parar? Essa é uma das principais características da síndrome da ruminação psicológica, um fenômeno mental que pode aprisionar a mente em um ciclo de negatividade e catastrofismo.

Pessoa com dedo na testa e braços cruzados com olhos fechados

O que é a síndrome da ruminação psicológica e como ela afeta a sua mente – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Especialistas indicam que essa condição afeta profundamente o bem-estar emocional e está ligada a transtornos como ansiedade e depressão.

O que é a síndrome da ruminação psicológica?

O termo “ruminação” vem da biologia, referindo-se ao processo em que alguns animais mastigam novamente alimentos parcialmente digeridos. No contexto psicológico, a ruminação segue uma lógica parecida: a mente mastiga repetidamente os mesmos pensamentos, sem digeri-los ou assimilá-los.

Conforme a psicologa Laura Palomares, a ruminação é caracterizada por ciclos mentais que levam a interpretações negativas da realidade. Geralmente, quem sofre desse problema não percebe que está ruminando.

“É uma atividade que nos absorve profundamente e, muitas vezes, nos desconecta do presente”, explica a especialista.

Além disso, os pensamentos ruminativos são subjetivos e estão enraizados nos esquemas mentais de cada pessoa. Isso significa que as interpretações que alimentam a ruminação variam segundo as experiências e crenças individuais.

Os perigos da síndrome da ruminação psicológica

Cérebro com engrenagens e luzes ao seu redor

A síndrome da ruminação psicológica provoca pensamentos subjetivos e estão enraizados nos esquemas mentais de cada pessoa – Foto: Freepik/Divulgação/ND

A ruminação frequentemente envolve julgamentos autocríticos e pessimistas, o que pode gerar um estado emocional intenso e perpetuar o ciclo de pensamentos repetitivos. Segundo Laura, esse padrão é um círculo vicioso que provoca grande sofrimento emocional.

Esse processo de pensar excessivamente é disfuncional porque não conduz a soluções práticas. Pelo contrário, leva à inação.

“Se permanecermos apenas no plano mental, sem agir, não estaremos resolvendo nada. Estamos nos afastando da realidade e nos transformando em participantes passivos da nossa vida”, alerta a psicóloga.

Em casos crônicos, essa síndrome pode se tornar a principal forma da pessoa lidar com os problemas, aumentando o risco de desenvolver sintomas de ansiedade e depressão.

Como romper o ciclo da síndrome da ruminação psicológica

A boa notícia é que, embora a ruminação seja um processo automático, ela pode ser interrompida. Diferentemente de pensamentos intrusivos — que tendem a voltar com mais força quando tentamos bloqueá-los —, a ruminação pode ser enfrentada por meio de estratégias direcionadas.

Laura sugere redirecionar a atenção para atividades que exijam esforço mental e sejam motivadoras. “Quando mudamos o foco, nossa mente interrompe o ciclo ruminativo e conseguimos nos reconectar com a realidade”, explica.

Contudo, romper esse padrão não é fácil. Muitas pessoas sentem que precisam continuar pensando sobre determinada preocupação para encontrar uma solução. Porém, isso é uma armadilha mental. “Refletir sobre a situação não garante que você resolverá o problema”, esclarece Palomares.

Por que a síndrome da ruminação psicológica é perigosa?

Homem com desenhos acima da cabeça mostrando o quanto ele está bagunçado

Muitas pessoas sentem que precisam continuar pensando sobre determinada preocupação para encontrar uma solução – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Embora refletir seja útil em algumas situações, a ruminação ultrapassa esse limite ao se tornar uma obsessão improdutiva. O hábito de “pensar demais” cria uma falsa sensação de controle, mas, na verdade, nos afasta da resolução prática dos problemas.

Além de ser mentalmente exaustiva, a ruminação gera sofrimento emocional significativo. Ela transforma preocupações legítimas em fontes de angústia constante, prejudicando a capacidade de agir e encontrar soluções efetivas.

Reconheça e enfrente a síndrome da ruminação psicológica

A síndrome de ruminação psicológica é um alerta para a necessidade de cuidar da saúde mental. Identificar esse padrão é o primeiro passo para superá-lo.

Praticar o redirecionamento da atenção, buscar apoio psicológico e adotar estratégias práticas podem ajudar a romper o ciclo de pensamentos repetitivos e restaurar o equilíbrio emocional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.