Irã liberta da prisão ganhadora do Nobel da Paz; saúde teria motivado decisão

O governo do Irã libertou da prisão a ganhadora do Nobel da Paz de 2023, Narges Mohammadi. A ativista de 51 anos está presa desde 2022 e foi solta temporariamente por motivos de saúde.

Narges Mohammadi foi ganhadora do Nobel da Paz 2023, foto mostra mulher falando com lenço azul enrolado na cabeça

Narges Mohammadi foi ganhadora do Nobel da Paz 2023 – Foto: AFP/ND

As informações são do Metrópoles. Segundo Mahmood Amiry-Moghaddam, diretor de uma organização não governamental que luta pelos direitos humanos, Mohammadi precisou passar por uma cirurgia.

“Após semanas de atraso após a dolorosa cirurgia óssea, o promotor finalmente aprovou o pedido do advogado Mostafa Nili, concedendo a ela uma suspensão de 21 dias da sentença hoje”, escreveu Amiry-Moghaddam na rede social X.

“Isso não é suficiente! Ela não deveria ter sido presa de forma alguma! Exigimos a libertação imediata e incondicional de Narges e de todos os prisioneiros de consciência!”, acrescentou.

Ganhadora do Nobel da Paz é ativista pelo direito das mulheres no Irã

Mohammadi é perseguida pelo regime iraniano há 30 anos por ativismo – iniciado quando ela ingressou na universidade – em defesa do direitos das mulheres e da abolição da pena de morte no país.

A ganhadora do Nobel da Paz já foi presa 13 vezes e condenada a 31 anos de prisão e 154 chicotadas cinco vezes. A última prisão ocorreu em 2021, enquanto ela participava de uma cerimônia em homenagem pela a uma pessoa morta durante protestos contra o regime islâmico.

Ela cumpre pena de dez anos e nove meses de reclusão desde janeiro de 2022.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.