Lewandowski quer medidas de combate ao uso letal da força de polícias

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que a pasta vê com grande preocupação os episódios de violência policial que “estão por todo o país”. O comentário foi feito depois que um policial militar de São Paulo jogou um homem de uma ponte na madrugada do último dia 2 de dezembro e foi flagrado por uma câmera.

Lewandowski disse que, apesar de confiar nas corporações, o governo não pode compactuar com os casos de violência, que ele tem “certeza” que são isolados. O ministro falou durante a 10º Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Preocupado com o aumento da violência, Lewandowski ainda afirmou que o ministério e outros órgãos competentes estudam um ato normativo relativo ao uso progressivo da força.

“É claro que temos grande confiança nas corporações policiais, sejam elas militares ou civis, mas nós não podemos compactuar com esses casos e que esperamos e temos certeza que são casos isolados de violência contra os civis, contra pessoas que são, muitas vezes, meros suspeitos, que são encontrados nas ruas e cidades desse país, vítimas de uma violência absolutamente injustificada.”

“Nós todos vamos estudar esse documento [ato normativo] para que seja um produto de comum acordo, para que seja antes do uso letal da força nós tenhamos um uso progressivo da força, começando pelo diálogo, quando possível, […] com o uso letal da força sempre como um último instrumento a ser adotado”, disse o ministro.

Por fim, Ricardo Lewandowski ressaltou que “uma polícia verdadeiramente democrática, que quer garantir a segurança dos cidadãos, não pode praticar violência.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.