Proerd forma 570 estudantes de São Leopoldo no Anfiteatro Padre Werner

Com direito a gritos e lágrimas de alegria, 570 estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino se formaram Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia, organizada pela Brigada Militar, ocorreu no Anfiteatro Padre Werner, da Unisinos, nesta sexta-feira (6).

Formatura do Proerd 2024 em São Leopoldo



Formatura do Proerd 2024 em São Leopoldo

Foto: Amanda Krohn/Especial

Ao som de músicas como Thriller, do cantor Michael Jackson, e Living in a Prayer, da banda de rock Bon Jovi, a banda do Comando Regional Vale dos Sinos também marcou presença na cerimônia. A homenagem aos alunos foi antecedida por brincadeiras com os bonecos do leão do Proerd e PM Sinos.

Conscientização

Para o tenente-coronel Marcelo Silva Bueno, a iniciativa é fundamental para a construção de uma sociedade mais positiva. “É um programa de grande importância para o desenvolvimento do ser humano e para as próprias crianças, que já ficam conscientes de como evitar as drogas e a violência”, afirma. “São passadas também informações de como identificar situações de violência e quem procurar nesses casos”, continua.

Veja também: Mães que fazem Acontecer | Empreendedorismo feminino é exaltado em encerramento do projeto no Espaço Sicredi Feitoria

A estudante do 5º ano Ana Julia Pereira da Silva, de 11 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) General João Borges Fortes, já sabe o que fazer caso se depare com uma situação de agressão. “Nunca aconteceu, mas acho que se eu presenciasse eu faria a coisa certa, que seria denunciar e tentar saber se está tudo bem mesmo, sempre ajudando o próximo”, diz.

Formatura do Proerd 2024 em São Leopoldo



Formatura do Proerd 2024 em São Leopoldo

Foto: Amanda Krohn/Especial

A professora de Ana, Elisara dos Santos da Silva, elogia a diferença que o Proerd fez no comportamento de seus alunos, conscientizando-os sobre a importância da escola. “Achei bem importante para orientá-los a importância que tem de não se envolverem com violência. Além disso, a turma era bem difícil, agitada, eu vivia apagando incêndios. Agora eles estão bem mais calmos.”

Programa já formou mais de 30 mil alunos no município

Em São Leopoldo, o Proerd ocorre desde o ano 2000. Voltado a crianças de 10 a 12 anos, o programa já formou mais de 30 mil alunos do município. Com aulas de semanais de 50 minutos, integradas à grade curricular, o programa tem a duração de até seis meses.

MANTENHA-SE INFORMADO PELA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Nas aulas, o policial militar aborda diversos assuntos a respeito de drogas lícitas e ilícitas, diferentes formas de violência (como o bullying) e conscientização acerca da responsabilidade civil. A iniciativa é inspirada em um programa americano chamado Drug Abuse Resistance Education (Dare).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.