Como se preparar para a primeira viagem solo sendo mulher

Viajar sozinho pode ser uma experiência transformadora, oferecendo liberdade, autoconhecimento e a oportunidade de explorar novos lugares no próprio ritmo. No entanto, enfrentar o medo e as inseguranças requer uma dose de coragem quando se é mulher — mas, acredite, não é algo impossível.

A expert e influenciadora de viagens Flavia Goulart aponta que o preparo psicológico é muito importante, ainda mais se a mulher nunca viajou sozinha. “ Nesse caso, é legal se acostumar a fazer passeios na sua própria companhia, para se habituar à solitude, já que um dos grandes medos que quem começa nessa empreitada é da solidão, de achar que vai ser chato por estar sozinha”, recomenda.

“Também é legal não focar apenas nos seus medos e nas preocupações, porque isso acaba deixando-a ainda mais ansiosa. Claro que é impossível descartá-los 100%, mas tente priorizar as experiências legais que vai viver, tudo aquilo que sonha em conhecer… Isso adiciona uma ansiedade mais positiva aos sentimentos”, salienta.

Além do psicológico, é importante se preparar em relação à viagem. Fazer um bom planejamento, pesquisar bastante sobre o destino que está indo para evitar se colocar em riscos desnecessários, fazer uma mala versátil e ter planos definidos são algumas das recomendações básicas.

Desafios sendo mulher

Viajar sozinha pode ser uma experiência empoderadora para muitas mulheres. A liberdade de explorar novos destinos e descobrir novas culturas sem depender de ninguém é uma das razões pelas quais cada vez mais mulheres estão se aventurando em viagens solo.

3 imagens

Além do preparo psicológico, é importante se preparar em relação à viagem

 liberdade de explorar novos destinos e descobrir novas culturas sem depender de ninguém
1 de 3

Viajar sozinha pode ser uma experiência empoderadora para muitas mulheres

Getty Images

2 de 3

Além do preparo psicológico, é importante se preparar em relação à viagem

Getty Images

3 de 3

liberdade de explorar novos destinos e descobrir novas culturas sem depender de ninguém

Getty Images

“Como mulher, por vezes ficamos mais vulneráveis, de fato, mas eu gosto de dizer que o mundo não é tão cruel quanto parece e que acabamos descobrindo que tem muito mais gente boa do que ruim”, indica a especialista.

Apesar de ter passado por boas experiências, a influenciadora acrescenta que é preciso ter cuidados e “até abrir mão de algumas coisas, como exagerar na bebida alcóolica”, comenta Flavia.

“Importante não confiar 100% em ninguém, mesmo que tenha feito uma amizade incrível na viagem, garantir que vai ter sempre internet e bateria no seu celular, evitar andar por ruas desertas e escuras à noite, escolher bem a localização da sua hospedagem para garantir a sua segurança e a facilidade de acesso no ir e vir das atrações e sempre escutar a sua intuição que fica bem aguçada durante uma viagem solo”, reforça.

Arrumando mala de viagem

Como lidar com a ansiedade de estar sozinho(a)

Viajar é uma experiência enriquecedora, mas para algumas pessoas, existe o medo de viajar sozinho, principalmente se você está indo para o exterior pela primeira vez. Mesmo com a ansiedade, viajar sozinho pode ser uma grande oportunidade de se desenvolver pessoalmente.

“Tudo que a gente faz pela primeira vez vai ter desconforto, o negócio é enfrentar. Vai ficando gostoso e vai ficando mais fácil. Vamos aprendendo a criar diálogos internos que torna tudo mais divertido, percebe que a solitude também é maravilhosa para a gente se conhecer tem um papel superimportante no nosso autodesenvolvimento”, exemplifica Flavia.

A expert também deu dicas para se preparar, e a principal é começar aos poucos.

“Um cinema num dia, uma praia no outro, um bate e volta numa cidade vizinha. Livros e celular ajudam a se distrair, mas é legal também não se viciar no telefone para esses momentos solo. Você também pode levar um caderninho e escrever sobre as suas sensações para te ajudar no processo e até ver o quanto evoluiu quando já estiver tranquila na versão solo.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.