Filme sobre Hermeto Pascoal encerra o 57º Festival de Brasília

Após uma semana de programações, o 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro termina neste sábado (7/12). Para a noite de despedida, o evento preparou a exibição de O Menino d’Olho d’Água, filme sobre o músico Hermeto Pascoal. O longa será exibido após a cerimônia de premiação, a partir das 21h30, no Cine Brasília, com entrada gratuita.

Com direção de Lírio Ferreira e Carolina Sá, o documentário celebra um dos principais nomes da música brasileira com base em uma entrevista, um show e um passeio pela infância do artista. “O público vai mergulhar nos ensinamentos do Hermeto e nos sons de sua terra natal, Lagoa da Canoa, município de Arapiraca (AL), e vai poder experimentar uma viagem poética, sonora e imagética através das músicas do Hermeto e das falas sábias de um bruxo brasileiro das Alagoas”, explica a diretora.

3 imagens

O Menino d'Olho d'Água

O Menino d'Olho d'Água
1 de 3

O Menino d’Olho d’Água

Foto: Divulgação

2 de 3

O Menino d’Olho d’Água

Foto: Divulgação

3 de 3

O Menino d’Olho d’Água

Foto: Divulgação

Ela reforça ainda que o alagoano é uma “pedra fundamental na música instrumental brasileira” e um ícone para artistas de todo o mundo. “Hermeto nos revela, através de sua obra, a grandeza do seu espírito e de sua sabedoria. Então fazer um filme a partir de Hermeto, mais do que sobre Hermeto, é buscar compreender as inspirações e pensamentos desse grande alquimista dos sons.”

Outras programações do Festival de Brasília

O último dia de evento contará também com a reexibição de Abá e sua Banda, um dos filmes do Festivalzinho, a partir das 9h30, no Cine Brasília. A manhã conta ainda com a sessão especial de Sinfonia da Sobrevivência, marcada para 11h.

No fim da tarde, o público poderá acompanhar a cerimônia de premiação do evento, prevista para começar às 17h. Entre os reconhecimentos principais, curtas e longas exibidos na Mostra Competitiva concorrem aos Candangos de Ouro em 14 categorias, cada, enquanto as produções da Mostra Brasília disputam os Troféus Câmara Legislativa. A Mostra Caleidoscópio elege Melhor Filme e Menção Honrosa do Júri.

A noite ainda terá a entrega dos prêmios Zózimo Bulbul, Abraccine, Canal Like, Canal Brasil de Curtas e Marco Antônio Guimarães, além do Troféu Saruê. O som do encerramento fica por conta dos DJs Mica, Dolores e Tamenpi, que comandam a festa Contraplano na área de convivência do cinema.

Serviço
57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Até 7 de dezembro, no Cine Brasília (106/107 Sul – Asa Sul). Atividades a partir das 9h. Confira a programação completa e classificação indicativa de cada filme no site do evento. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.