Veja 5 alimentos básicos que ajudam a manter refeições saudáveis

O planejamento de refeições é um processo crucial ao iniciar uma dieta e melhorar a alimentação, mas nem sempre essa atividade é fácil. Apesar de existirem diversas dicas na internet para planejar previamente os pratos, a opção mais realista e prática é buscar alimentos simples e saudáveis desde o momento das compras no supermercado.

Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a nutricionista Michelle Ferreira, do Instituto Nutrindo Ideais, recomendou cinco alimentos essenciais para aqueles que querem manter uma rotina de refeições saudáveis.

Alimentos saudáveis para ter em casa

6 imagens

Os ovo são ricos em proteínas e vitaminas

Frutas são práticas e nutritivas
Oleaginosas são ricas em nutrientes
O iogurte pode ser um importante agente para manter o equilíbrio da flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico
Aveia é rica em nutrientes essenciais para o organismo
1 de 6

Estes alimentos saudáveis ajudam a manter uma alimentação equilibrada

Getty Images

2 de 6

Os ovo são ricos em proteínas e vitaminas

Pexels

3 de 6

Frutas são práticas e nutritivas

Esin Deniz/Getty Images

4 de 6

Oleaginosas são ricas em nutrientes

Getty Images

5 de 6

O iogurte pode ser um importante agente para manter o equilíbrio da flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico

Getty Images

6 de 6

Aveia é rica em nutrientes essenciais para o organismo

Getty Images

Ovos

Além de fonte de proteína de alto valor biológico, os ovos são essenciais para a construção e manutenção dos músculos, tecidos e órgãos, diz a nutricionista. “Os ovos são ricos em colina, importante para a saúde do cérebro”, acrescenta Michelle Ferreira.

Além das formas tradicionais – cozido, mexido e em formato de omeletes –, a profissional de saúde também indica utilizá-lo em panquecas de banana e bolinhos de aveia.

“Os ovinhos de codorna são ótimos para lanches rápidos e combinam muito bem com tomatinhos cereja ou cenouras baby, formando um prato equilibrado e leve”, diz Michelle Ferreira.

O ovo é um alimento completo

Frutas

Frutas, principalmente banana, maçã, uva, morango e tomate cereja, também são indicadas para criar uma rotina saudável sem dificuldade.

“Ricas em fibras, vitaminas e minerais, essas opções alimentares auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo, promovem saciedade e fornecem antioxidantes que combatem os radicais livres”, diz a nutricionista.

Michelle Ferreira indica colocar essas frutas em receitas e também consumir assadas ou grelhadas como uma sobremesa. A especialista alerta para a importância de higienizar bem antes do consumo.

Oleaginosas

As oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas, são fontes de gorduras saudáveis, como ômega 3 e ômega 6, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a proteger o coração, diz Michelle Ferreira. Além disso, as nuts ajudam no controle do apetite e facilitam o emagrecimento.

“São fontes de magnésio, zinco e vitamina E, que combatem o estresse oxidativo, promovem energia e melhoram a saúde da pele”, destaca a nutricionista.

Outro benefício das oleaginosas é a praticidade. É possível montar porções individuais em saquinhos pequenos e levar para os lugares no dia a dia. Elas também podem ser combinadas com frutas, iogurtes, bem como serem adicionadas em receitas.

Iogurte natural

Rico em proteínas, o iogurte natural é recomendado por oferecer probióticos, que, segundo Michelle Ferreira, favorecem a saúde intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Imagem mostra uma representação de intestino feito de feltro - Metrópoles
Alimentação ajuda a deixar a flora intestinal mais saudável

“Pode ser consumido puro ou combinado com frutas e mel, formando uma sobremesa ou lanche equilibrado”, indica a nutricionista.

O alimento também pode ser usado como base para molhos de salada caseiros, pastinhas e no preparo de outras receitas.

Aveia

De acordo com Michelle Ferreira, a aveia fornece fibras solúveis, especialmente beta-glucanas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e a controlar os picos de açúcar no sangue.

“Contribui para o funcionamento do intestino, previne constipação e promove saciedade, sendo uma excelente escolha para café da manhã ou lanches”, afirma Michelle.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.