Lar de Idosos Maria de Nazaré recebe atração do Gramado in Concert

Sorrisos, constantes aplausos. Conforme a música, os olhos marejavam e a boca acompanhava a letra, cantarolando. Foram cerca de 30 minutos, mas, com certeza, um período de tempo que mudou a quarta-feira, dia 5, das 17 residentes do Lar de Idosos Maria de Nazaré, que possuem entre 70 e 87 anos.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Ana teve a oportunidade de conhecer de perto o violino



Ana teve a oportunidade de conhecer de perto o violino

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Uma apresentação especial do Gramado in Concert ocorreu no local. O Trio Zahir, de São Paulo, levou o som dos seus instrumentos musicais, em um repertório que foi planejado especialmente para a visita ao local. Tom Jobim e Pixinguinha foram incluídos.

“Foi um concerto bem leve, preparamos diversas músicas populares brasileiras. Acho que trouxe uma alegria”, conta Lucas Sampaio, 22 anos, um dos integrantes do grupo. Primeira vez Além de Lucas, Zahir é formado por Daniel Maldonado, 22, e Stefany Stelet, 23 anos.

E, na verdade, o trio é um quarteto, com a participação de Savio Chagas, inclusive, um dos idealizadores do projeto. Entretanto, ele não conseguiu vir a Gramado nesta edição do evento. Esta foi a primeira vez que os artistas se apresentam em um lar de idosos. “Já tocamos para crianças de 4 a 15 anos, fizemos concertos diferentes, estamos animados”, coloca Sampaio.

Para o Trio, levar a música até as idosas é um ato de amor. “Eu, Stefany, que nasci na música, tocando nesse ambiente, é muito importante esse momento. Tudo o que a gente faz, o que a gente estuda, é exatamente para isso. Chegar e transmitir para as pessoas que precisam receber essa arte, esse sentimento. É uma sensação muito reconfortante, saber que estamos aqui e que tudo aquilo que tocamos para elas vai ser um efeito muito diferente, que transforma, que para elas, será um dia especial”, explica.

Histórico

Apesar da primeira apresentação em um lar de idosos, essa é a terceira vez do Trio Zahir no Gramado in Concert. “É muito especial, porque nosso grupo nasceu em Gramado, há dois anos, durante o festival. É sempre um aniversário que fazemos”, coloca Daniel.

Apresentação especial no Lar de Idoso Maria de Nazaré, do Gramado in Concert



Apresentação especial no Lar de Idoso Maria de Nazaré, do Gramado in Concert

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Levar a música para locais afastados e ampliar o acesso é o que gratifica. “A gente pensa muitas vezes que tem que ir longe, ir para uma sala de concertos, mas aqui desmistificamos isso”, completa.

Essa também foi a terceira vez que o Lar de Idosos Maria de Nazaré recebe apresentações do festival de música. “Todo ano recebemos da Gramadotur essa felicidade. Elas amam música, é uma das únicas coisas que elas gostam. Como há muitas idosas com comorbidades, não conseguem fazer atividades, há cerca de 12 cadeirantes, então dificulta muitas vezes elas a fazerem o que gostam. Então, quando chega uma apresentação assim, elas ficam contentes”, diz a gestora da casa, Regina Maria Moretti.

“Faz bem para a alma”

Ana Maria, de 71 anos, reside no lar há 10 anos. Nos últimos três, teve a oportunidade de acompanhar as apresentações do Gramado in Concert que ocorrem no local. Cantando junto com o Trio Zahir e se emocionando, relata sobre a presença da atração.

“O violino toca o meu coração. A música faz bem para a alma”, enfatiza. “Foi maravilhosa, tocou Adriana Calcanhoto, tocou a música do Trenzinho que é superfamosa. Eu adoro música, temos na televisão um canal que pega música e som para tocar músicas clássicas e brasileiras”, relata. “Espero que venham mais apresentações, porque todas gostamos muito”, complementa.

Último final de semana terá concerto de encerramento

A 11ª edição do Gramado in Concert se encaminha para a reta final de apresentações, após uma semana marcada por muita música erudita de forma gratuita em pontos da cidade.

Nesta sexta-feira, Grupo Quintisimo do Chile se apresenta às 17 horas na Rua Coberta. No Expogramado, no palco Hortênsia, às 18h30, tem Música de Câmara com Grupo NewChoro do Ceará. Já a partir das 20 horas, ocorre o Concerto com a Orquestra Sinfônica B e Coral do Festival.

O sábado se inicia com Quinteto Hora Zero do Peru, às 11 horas, na Rua Coberta, e às 17 horas, toca o Grupo NewChoro do Ceará. O Concerto de encerramento será com a Orquestra Sinfônica A e Coral do Festival, às 19 horas, no Expogramado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.