Febre no TikTok: médica esclarece os cuidados com a ventosa para rosto

O TikTok é uma das plataformas que mais lança tendências de skincare. E um produtinho simples que tem feito muito sucesso na rede social é a ventosa para o rosto.

Geralmente, as ventosas são utilizadas para aliviar dores musculares em regiões como ombros e costas. No entanto, é possível encontrar alguns influencers divulgando o dispositivo de sucção criado especialmente para a face.

É o caso da atriz e vencedora do MasterChef Isabella Scherer. Em um vídeo em seu perfil na rede social chinesa, ela compartilhou a nova aquisição, ressaltando as grandes expectativas para usá-la. Assista aqui.

Na internet, há uma variedade de opções para quem procura pelo produto. Nas descrições, a ferramenta surge como aliada à drenagem linfática, estímulo da circulação e redução de olheiras e inchaço, bem como de rugas e linhas de expressão. O item ainda promete potencializar a absorção de produtos de skincare.

Ventosas para o rosto

Afinal, o uso de ventosas no rosto é seguro? Quais são os cuidados na hora de aplicação?

Em conversa com a coluna Claudia Meireles, a dermatologista da Human Clinic Caroline Pereira já faz um alerta para os interessados no assunto: “A ventosa facial não deve ser utilizada em todos os tipos de cútis. Deve ser evitada em pele com lesões, machucados, acne ou muito sensíveis”.

“A ferramenta é benéfica pois estimula a circulação, atuando como uma leve drenagem, assim reduz as olheiras causadas pelo inchaço. Pode ser usada pela manhã, diminuindo o inchaço matinal, além de aliviar a tensão dos músculos faciais, facilitando a absorção dos produtos na pele acusada pela vasodilatação”, conta.

A médica chama atenção, todavia, para a possibilidade de o produto causar hematomas na região, podendo deixar manchas permanentes.

Ainda, segundo ela, pessoas com varizes, trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos, não devem aderir à técnica.

Skincare - Metrópoles
Médica esclarece os cuidados com a ventosa para rosto

“O uso das ventosas no rosto deve ser de forma suave, pois se pressionar de maneira muito intensa, pode acabar levando a uma flacidez ou descolamento de estruturas das camadas mais profundas da pele, devido ao trauma ocorrido”

Caroline Pereira, dermatologista

Já no que diz respeito à segurança do produto, a especialista ressalta que a ventosa facial não é um item seguro, visto que tem contraindicações tanto na utilização da técnica, quanto no perfil da pessoa que irá realizá-la.

Por isso, a médica pontua que existem tratamentos confiáveis comprovados cientificamente para estímulo de colágeno, melhora da circulação e qualidade da pele. São eles: tecnologias, radiofrequência, bioestimuladores de colágeno e microagulhamento, entre outros. “Cada caso deve ser avaliado por um dermatologista especialista na área”, frisa.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.