Novos radares já flagram motoristas acima do limite de velocidade na RS-240 e RS-122

Os 25 radares e redutores de velocidade instalados em 15 pontos de rodovias administradas pela Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) entraram em operação nesta segunda-feira (10). Dois deles ficam em ambos os sentidos do quilômetro 7 da RS-240, em Portão. Os equipamentos foram instalados no dia 21 do mês passado e fazem parte de um pacote de equipamentos colocados ainda na RS-122 (entre São Sebastião do Caí e Ipê), RS-453 (Farroupilha), RS-287 (Vale do Sol) e BR-470 (Garibaldi). O limite de velocidade entre os controladores varia de 40 km/h a 60 km/h.

  • Trégua na onda de calor? Saiba quando a chuva chega para refrescar o RS

Controlador de velocidade na RS-240 já pode gerar multa | abc+



Controlador de velocidade na RS-240 já pode gerar multa

Foto: Gabriel Stöhr/GES Especial

Durante os 20 dias em que estiveram instalados na RS-240, mas sem funcionamento, os radares já condicionavam os motoristas a reduzirem a velocidade na rodovia, cujo limite é de 60 km/h. Mesmo assim, no início da tarde desta segunda-feira, vários veículos foram flagrados acima do limite. A reportagem esteve no local para acompanhar a situação e, em um intervalo de 30 minutos, no sentido interior/capital, pôde observar 12 motoristas excederem a velocidade máxima permitida.

Por mais que o número seja alto, apenas cinco desses motoristas realmente devem ser multados. Isso porque dos 12, sete ainda estavam abaixo dos 67 km/h, não ultrapassando a “margem de erro” que equipamentos desse tipo têm.

  • Apenas 27% das escolas estaduais possuem ar-condicionado; saiba as ações para mudar o cenário no RS

Antes de entrarem em operação, moradores do entorno defenderam à reportagem a instalação dos controladores, por conta da grande quantidade de acidentes no trecho. No entanto, na segunda-feira, surgiram as primeiras reclamações.

“O que eles fizeram aqui não deveria poder. Colocaram uma placa de 80 e logo outra de 60, aí engana todo mundo”, disse um comerciante, que preferiu não ser identificado.

Realmente, em ambos os sentidos, a cerca de 100 metros antes da primeira sinalização do limite de velocidade em 60 km/h, há uma placa com o limite de 80 km/h. A CSG foi questionada sobre esta situação, mas não se manifestou até o momento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.