Retorno às aulas em cidades da região foca em oferecer conforto térmico aos alunos durante pico da onda de calor

Com um novo pico da onda de calor neste começo de semana, três municípios da região que retornaram as aulas municipais têm o desafio de receber alunos com uma infraestrutura que permita conforto térmico. Ar-condicionado, ventilador, bebedouro com água gelada e lanches refrescantes estão entre as opções.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Escola José de Alencar, de Estância Velha, tem ar condicionado e ventilador na sala de aula  | abc+



Escola José de Alencar, de Estância Velha, tem ar condicionado e ventilador na sala de aula

Foto: Susi Mello/GES-Especial

RS ESCALDANTE: Inmet estende alerta de onda de calor com grande perigo e emite novos avisos meteorológicos

Em Estância Velha, por exemplo, a prefeitura informou que são 7.500 alunos nas 26 escolas municipais e 13 conveniadas. Na Escola Municipal José de Alencar, há 61 alunos no ensino regular e na educação integral. Todos são orientados a usar a garrafinha e levar uma muda de roupa mais leve, caso precise, para enfrentar esses dias mais quentes.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Escola José de Alencar, de Estância Velha,  tem ar condicionado em sala de aula  | abc+



Escola José de Alencar, de Estância Velha, tem ar condicionado em sala de aula

Foto: Susi Mello/GES-Especial

A diretora Lisiane Schütz explica que há área externa com sombra para as crianças. “Mandamos recados nos grupos de telefone para as crianças trazerem suas garrafinhas com água gelada, tem bebedouro para repor e pedimos para que as famílias enviem roupa extra, um chinelinho, para esses dias quentes”, salienta a diretora da instituição que conta com salas de aula equipadas com ar-condicionado que passaram por limpeza e ventiladores.

Alunos levam para escola garrafinhas com água na Escola José de Alencar de Estância Velha  | abc+



Alunos levam para escola garrafinhas com água na Escola José de Alencar de Estância Velha

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Na turma do 2º ano da manhã, as garrafinhas de água foram aliadas. Luiza Gross Ferminos, 7 anos, levou na mochila água, pão e iogurte bem geladinho. No lanche da escola, além da bolachinha, a maçã e o leite gelado com chocolate garantiram uma manhã mais refrescante. “Esta semana estamos focando no acolhimento das crianças e fazendo atividades que promovam o pertencimento do aluno à escola”, frisa a professora Dienifer Caroline Luz.

Ações de monitoramento dos ambientes escolares, também estão no cronograma da prefeitura de Ivoti em conjunto com as equipes gestoras dos espaços municipais. A administração salienta que foram instalados ares-condicionados nas salas de aula em que ainda não havia, além de mais bebedouros para possibilitar a hidratação dos estudantes e funcionários.

Escolas de Morro Reuter retornaram  nesta segunda, dia 10 | abc+



Escolas de Morro Reuter retornaram nesta segunda, dia 10

Foto: Daniela Moraes/Prefeitura Morro Reuter

Em Morro Reuter, a prefeitura informa que todas as escolas municipais têm ar-condicionado, estrutura que garante conforto térmico em todas as salas.

E a rede estadual?

Sem aula na rede estadual, pais ainda matriculam filhos no 25 de Julho em Novo Hamburgo | abc+



Sem aula na rede estadual, pais ainda matriculam filhos no 25 de Julho em Novo Hamburgo

Foto: Susi Mello/GES-Especial

Na manhã desta segunda-feira (10), a placa que avisava o início das aulas foi retirada por volta das 10h15 do portão. No saguão, os pais ainda buscavam a secretaria para realizar matrículas. A diretora Janaína Barbosa dos Santos explica que muitos não sabiam que a escola deveria estar fechada. “Para não perderem a viagem, a secretaria está atendendo excepcionalmente somente pela manhã, até finalizar a fila”, expôs.

No domingo (9), a Justiça atendeu ao pedido do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) para adiar a volta às aulas para a próxima segunda-feira (17), em função da onda de calor e da situação precária dentro das salas de aula estaduais. O assunto já havia sido pauta de reunião entre o sindicato e o governo, bem como citado por meteorologistas na semana anterior.

Ainda na noite de domingo, o governo do Estado garantiu que não haveria aulas nesta segunda, mas que recorreu da decisão, por isso, deve se manifestar sobre o calendário da rede estadual ainda hoje.

Sem aula na rede estadual, diretora do 25 de Julho de Novo Hamburgo retira aviso de data de retorno dos alunos no dia 10  | abc+



Sem aula na rede estadual, diretora do 25 de Julho de Novo Hamburgo retira aviso de data de retorno dos alunos no dia 10

Foto: Susi Mello/GES-Especial

A diretora reforça que aguarda a orientação do Estado para o início das aulas. “O calor é extremo e não temos ar-condicionado em todas as salas de aula dos alunos. Temos uma sala de aula com ar condicionado e salas temáticas, a de humanas, linguagem, matemática, laboratório de informática, biblioteca e o refeitório. O nosso projeto é até o final do ano ter salas de aula com ar condicionado”, arremata.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.