Tarifaço de Donald Trump segue firme com tarifa de 25% sobre aço

O “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua a todo vapor. Nesta segunda-feira (10), Trump pretende formalizar o anúncio de tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para o país.

Entre no GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends para ficar por dentro de tudo sobre Bitcoin.

Portanto, a medida pode impactar diretamente o Brasil, um dos principais exportadores desses produtos para os EUA. Além da taxação sobre o aço e o alumínio, Trump afirmou a jornalistas no Força Aérea Um que anunciará tarifas recíprocas já na terça ou quarta-feira.

Essas novas tarifas entrarão em vigor quase imediatamente e devem atingir países que, segundo o presidente, “têm tirado vantagem dos EUA”. No entanto, Trump esclareceu que alguns parceiros comerciais não serão afetados, pois os EUA já possuem tarifas equilibradas com esses países.

Impacto para o Brasil

A decisão preocupa exportadores brasileiros, já que os Estados Unidos são um dos maiores mercados para os produtos siderúrgicos do Brasil. Além disso, outros países também devem ser impactados, especialmente aqueles que não possuem acordos comerciais preferenciais com os EUA.

Durante seu primeiro mandato, Trump já havia começado seu tarifaço ao impor tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio. Posteriormente, concedeu cotas isentas de impostos a alguns parceiros estratégicos, incluindo Canadá, México, União Europeia e Reino Unido.

Agora, a nova política tarifária pode resultar em uma nova onda de retaliações comerciais, especialmente por parte da China, que já reagiu no passado impondo tarifas sobre produtos americanos.

As tarifas retaliatórias da China contra produtos dos EUA entraram oficialmente em vigor neste domingo, 9 (segunda-feira, 10, no horário de Pequim). Essa retaliação ocorre em resposta às novas medidas protecionistas adotadas pelo governo Trump, aumentando as tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.

Além disso, outro anúncio que causou alvoroço neste domingo foi que Trump instruiu o secretário do Tesouro a interromper a fabricação de moedas de US$ 0,01, os chamados pennies.

Segundo ele, a medida serve para evitar o “desperdício”, já que o país pagava para emitir as moedas. Segundo Trump, a cunhagem de cada moeda custa US$ 0,02.

“Vamos eliminar o desperdício do orçamento da nossa grande nação, mesmo que seja um centavo de cada vez”, afirmou, em publicação na rede Truth Social.

O conteúdo Tarifaço de Donald Trump segue firme com tarifa de 25% sobre aço aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.