Dodge reclama de ex-CEO da Stellantis: “V8 deixou de ser um palavrão aqui” e promete volta de lendário motor 

Carlos Tavares se foi. O antigo CEO da Stellantis, responsável por trazer a Opel para a PSA e fazer a marca lucrar depois de quase 20 anos de prejuízo na GM, havia tomado decisões questionáveis dentro do grupo e agora várias delas serão revertidas. A mais polêmica, possivelmente, era a morte do motor V8. E agora a Dodge vai trazê-lo de volta.

Em entrevista à revista The Drive, o CEO da Dodge, Matt McAlear, confirmou que o grupo trabalha para trazer o motor V8 de volta ao portfólio de marcas da Stellantis, especialmente Ram e Dodge. “Uma das coisas que nos encoraja, é a mudança de liderança. Você sabe, V8 não é mais um palavrão dentro da companhia”, afirma o executivo.

Internamente, diversos executivos já haviam demonstrado que a ordem para matar o lendário motor Hemi V8 tinha vindo diretamente da sala de Carlos Tavares. Por mais que o ex-CEO da Stellantis acreditasse em uma estratégia de multienergia, com motores a combustão, híbridos e elétricos trabalhando juntos, ele era contra o V8 da Dodge.

Dodge Charger Daytona prata em uma pista de arrancada
Dodge Charger Daytona [divulgação]

Seis cilindros e V8 podem conviver

Por isso, foi desenvolvido o novo Hurricane seis cilindros em linha que equipa a Ram 1500 no Brasil e Dodge Charger nos EUA. O caso do Charger é ainda mais peculiar, porque as vendas só foram feitas da versão elétrica, por enquanto. Ele não tem obtido números bons e as concessionárias andam aplicando fortes descontos.

Isso que, na geração anterior, mesmo que já estivesse há anos cansada, tinha as vendas crescentes ano a ano. Especialmente porque a cada réveillon a Dodge dava um jeito de aumentar a potência do V8. Agora, McAlear diz que a plataforma nova aguenta um motor V8 e que a Dodge estuda se há uma demanda de mercado suficiente para isso.

Dodge Charger Daytona prata de traseira em uma pista de arrancada
Dodge Charger Daytona [Divulgação]

Além disso, ele reforça que todas as motorizações atuais são mais potentes do que as dos modelos anteriores, independentemente se estamos falando do Daytona elétrico ou do Charger seis cilindros. “Teremos muitas variantes mecânicas ainda. Nem lançamos o SRT ainda. E quem sabe, se houver sentido para um V8, há potencial”. 

Anda para caramba!

Outro elemento importante revelado pela publicação é que a Dodge vai produzir o Hornet GLHS. O modelo resgata uma sigla clássica da marca que foi usada no Omni preparado por Carol Shelby, onde significa Goes Like Hell and S’more, o que traduzindo é “anda para o diabo e ainda mais”.

Ainda não foi revelado que motor o SUV da Alfa Romeo disfarçado de Dodge usará. Mas a aposta mais forte é que o 2.0 Hurricane do Compass Blackhawk e do Commander Blackhawk seja o escolhido. Ele já é usado em outras versões do Hornet, mas deve ganhar uma pimenta extra.

Você acredita que a Dodge vai voltar com o motor V8? Sente falta dele na Ram 1500? Conte nos comentários.


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