EXPLOSÃO DE CELULAR: Veja sinais de que o aparelho pode estourar e dicas para evitar o problema

A explosão de um celular no bolso de uma jovem em Anápolis, em Goiás, no final de semana, alerta para cuidados importantes para evitar acidentes com o smartphone.

Celular explodiu no bolso de calça de jovem | abc+



Celular explodiu no bolso de calça de jovem

Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM: Preço de medicamentos genéricos pode cair mais de 50%, diz Ipea

Apesar do acontecimento ser raro, há sinais que indicam quando isso pode acontecer. De acordo com a EngeHall, comunidade de eletricistas, o usuário do aparelho deve ficar atento aos seguintes indícios:

  • Superaquecimento constante;
  • Bateria inchada;
  • Cheiro de queimado;
  • Carregamento irregular.

CLIQUE PARA VER: Imagens mostram jovem em pânico após aparelho pegar fogo dentro do bolso de calça jeans

Como evitar riscos

Para evitar riscos, os celulares devem ser carregados usando apenas carregadores originais ou certificados para o equipamento. É recomendável levar o celular em bolsas, mochilas ou carteiras, evitando o contato do aparelho com o corpo.

Bombril em crise: Dívida tributária de R$ 2,3 bilhões leva empresa a pedir recuperação judicial

Mais dicas

  • Calor prejudica eletrônicos: Celulares podem ter dificuldades para dissipar o excesso de calor, o que prejudica seu funcionamento e vida útil.
  • Não deixe o celular exposto no sol: Usar o celular sob o sol pode aquecê-lo rapidamente. Em dias ensolarados, a tela pode aumentar o brilho, o que consome mais bateria e aumenta o risco de desligamento automático para evitar superaquecimento.
  • Evite atividades pesadas: Limitar o uso do celular é essencial para evitar superaquecimento. Evitar atividades pesadas, como gravar vídeos ou jogar games intensos, ajuda a manter saudável o dispositivo.
  • Não deixe o celular com capinha: Algumas capinhas podem dificultar a dissipação do calor do celular. Se você usa uma, considere removê-la e guardar o dispositivo em uma bolsa ou bolso que não entre em contato direto com o corpo.
  • Ative o modo de economia de bateria: Ative o modo de economia de bateria no celular para reduzir atividades automáticas e evitar superaquecimento. No iPhone, isso desativa o 5G e diminui o brilho da tela; no Android, pode limitar o desempenho do processador.
  • Não coloque o celular na geladeira: Resfriar o telefone na geladeira ou sob água corrente pode causar danos graves devido à condensação e ao curto-circuito. Em vez disso, recomenda-se envolver o telefone em algo frio, como uma bolsa térmica, por alguns minutos, para evitar danos internos.

VÍDEO: Avião de pequeno porte cai, explode e deixa uma pessoa morta na Bahia

Com informações de Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.