Google passa a sugerir “Golfo da América” para usuários brasileiros que pesquisam sobre o Golfo do México

IMG 20250211 WA0011 Google passa a sugerir "Golfo da América" para usuários brasileiros que pesquisam sobre o Golfo do México

Google esclarece que, em países onde não há nomenclatura oficial, o local apareceria com os dois nomes (Reprodução/Google)

Desde ontem (10), o Google passou a sugerir “Golfo da América” para usuários brasileiros que pesquisam sobre o Golfo do México. A ferramenta Google Maps também passou a exibir Golfo da América entre parênteses na região, após a adoção oficial da nomenclatura pelos Estados Unidos.

No dia 20 de janeiro, o presidente do país, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para rebatizar o Golfo do México como “Golfo da América”. Mas essa medida fica restrita ao território norte-americano, com pouca influência em outros países. Trump justificou que a região foi uma artéria crucial para o comércio nos Estados Unidos e continua sendo uma área vital para a indústria marítima do país.

Já a presidente do México, Claudia Scheinbaum contra-argumentou que a medida “Vale só para seu território continental. Para nós e para o resto do mundo inteiro segue sendo o Golfo do México”.

O Google Maps pontuou que alterações em nomenclaturas só são adotadas após oficialização por órgãos locais: “Quando os nomes oficiais variam entre os países, os usuários do Maps veem seus nomes locais oficiais. Todos no resto do mundo veem os dois nomes.”

Sobre o Golfo do México, ele é o maior golfo do mundo, cercado por terras da América do Norte e da América Central. Com uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão de km², seu subsolo é rico em petróleo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.