“Não precisamos ter pressa”, diz presidente do Fed sobre queda de juro

O presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, afirmou nesta terça-feira (11/2) que a autoridade monetária norte-americana não tem pressa para baixar a taxa básica de juros no país.

As declarações de Powell foram dadas durante uma audiência no Senado dos EUA.


Entenda

  • No fim de janeiro, na primeira reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed desde a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, o colegiado anunciou a manutenção dos juros básicos no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano.
  • A decisão interrompeu um ciclo de três quedas consecutivas dos juros nos EUA, que começou em setembro do ano passado – o primeiro corte em cinco anos.
  • Desde então, o BC norte-americano sempre deixou claro que era necessário manter a cautela e analisar cuidadosamente os indicadores econômicos para tomar suas decisões de política monetária.

O que disse Jerome Powell

“A economia está forte no geral e fez progressos significativos em direção às nossas metas nos últimos dois anos”, observou Powell.

“Não precisamos ter pressa para ajustar nossa postura de política monetária. Sabemos que reduzir a restrição da política monetária muito rápido ou de forma muito intensa pode prejudicar o progresso na inflação”, explicou o presidente do Fed.

Tarifas de Trump

Durante a audiência, Jerome Powell preferiu não comentar a decisão do governo Trump de cobrar tarifas de 25% sobre todas as importações e aço e alumínio para o país.

“Não é função do Fed fazer ou comentar sobre a política tarifária, mas levar em conta as novas políticas e reagir de acordo”, despistou Powell.

“Estamos atentos aos riscos para ambos os lados do nosso mandato duplo. A política monetária está bem posicionada para lidar com os riscos e incertezas que enfrentamos”, concluiu o presidente do BC dos EUA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.