O pior do calor já passou? RS volta a registrar temperaturas acima de 40ºC nesta terça

O Rio Grande do Sul enfrenta dias escaldantes por conta de uma onda de calor que teve início dia 2 de fevereiro. Nesta terça-feira (11), não foi diferente. De acordo com a MetSul Meteorologia, ao menos, quarenta estações meteorológicas automáticas indicaram marcas acima de 40ºC durante a tarde.

RS volta a registrar temperaturas acima de 40ºC nesta terça | abc+



RS volta a registrar temperaturas acima de 40ºC nesta terça

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

“O calor opressivo se deveu a grande massa de ar quente que atuou por dias entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e a Argentina. Com a aproximação de uma frente fria, instalou-se um quadro pré-frontal com correntes de vento de Norte em baixos níveis que elevou ainda mais a temperatura”, explica a empresa especializada em meteorologia.

Leia mais: Aulas na rede estadual devem ser retomadas nesta semana após governo reverter liminar na Justiça

Desde a semana passada, a MetSul já alertava que o pico de calor seria no começo desta semana, com máximas entorno ou acima de 40ºC em cidades do interior, podendo atingir 41ºC na Grande Porto Alegre.

A previsão foi confirmada. Nesta terça, segundo a rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as máximas no RS foram de 41,3ºC em Uruguaiana e Campo Bom; 40,6ºC em São Gabriel; 40,2ºC em Camaquã e São Vicente do Sul; e 40,0ºC em Santa Maria.

Veja também: Frente fria que avança para o RS causa destruição e afeta serviços em Buenos Aires

Entre estações particulares e da Secretaria da Agricultura que registraram marcas acima de 40ºC destaca-se 41,3ºC em Porto Xavier; 41,1ºC em Alegrete e Quaraí; 40,9ºC em Venâncio Aires; 40,8ºC em Estrela; 40,6ºC em Itaqui; e 40,0ºC em São Lourenço do Sul.

Nem mesmo o litoral norte, onde é menos comum ter temperaturas extremas devido a influência marítima, escapou nesta terça. Fez 39,0ºC em Maquiné; 38,1ºC em Osório; e 35,6ºC em Xangri-lá.

Apesar das marcas históricas, a MetSul afirma que o pior do calor no território gaúcho já passou. “Foi domingo, segunda e hoje. Nesta quarta, embora o dia ainda seja quente, as máximas não mais serão tão extremas quanto as observadas durante os últimos três dias”, enfatiza.

O que esperar nesta quarta-feira?

Antes do fim da onda de calor, a atenção dos gaúchos é com o risco de temporais. Inmet e Defesa Civil gaúcha emitiram alertas que são válidos até quinta-feira (13), devido ao avanço de uma frente fria. O órgão estadual ainda emitiu um aviso para o risco de alagamentos em todo o território gaúcho.

A MetSul também comunicou a possibilidade de temporais no Estado, inclusive com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. Apesar desse prognóstico, que também indica o alívio do calor com o declínio das temperaturas, a quarta-feira (12) ainda deve ser quente no território gaúcho.

“A temperatura segue alta no Oeste, Centro e Metade Norte com as maiores máximas no Noroeste. Nestas regiões, o dia será por demais abafado. Refresca bastante com uma frente fria no Sul”, aponta a MetSul.

Na região, o sol chega a aparecer com nuvens, mas haverá maior nebulosidade. O dia deve ser abafado, embora não tanto quando os últimos. Chove, principalmente, da tarde para a noite, com risco de chuva localmente forte e de temporais isolados, com raios e rajadas de vento.

Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana a temperatura varia entre 23ºC e 34ºC, enquanto na Grande Porto Alegre fica de 24ºC a 33ºC. Já na Serra, os termômetros oscilam entre 18ºC e 30ºC e no litoral norte entre 23ºC e 33ºC. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.