Operação intensifica atendimentos à população de rua em dia de calor extremo

A terça-feira (11) de calor extremo no Rio Grande do Sul é marcada por uma nova ação da Prefeitura de São Leopoldo focada na população em situação de rua. Batizada de Operação POP Verão, a iniciativa, que será realizada até as 17 horas na Praça do Imigrante, é um desdobramento da Operação Resgate, iniciada em janeiro e que busca transformar vidas e resgatar a dignidade das pessoas em situação de rua no Município.

Simone Dutra com Fauze Mac Ginity, um dos atendidos pela ação



Simone Dutra com Fauze Mac Ginity, um dos atendidos pela ação

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Ambas as ações são encabeçadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), em parceria com outras pastas. Na mobilização desta terça, segundo a titular da SAS e Primeira-Dama, Simone Dutra, o foco é amenizar o calor, oferecendo água gelada e frutas a quem passar pelo local. Também são ofertadas orientações, exames preventivos e curativos, encaminhamentos a benefícios e confecção de documentos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DI JORNAL VS NO WHATSAPP

“Juntamos todos os órgãos para poder dar um retorno melhor na área da assistência. Esta ação hoje é focada no calor, mas também em outros suportes como encaminhamento para emprego. Várias empresas nos procuraram depois que se tornou pública a Operação Resgate oferecendo vagas específicas para a população de rua. Oito pessoas já foram encaminhadas para o mercado de trabalho”, informa Simone. Segundo ela, os resultados das ações têm sido positivos.

LEIA TAMBÉM: RS tem ápice do calor nesta terça-feira; veja como ficam as temperaturas

“A gente encontra tanta história. Muitas pessoas a gente conseguiu fazer recuperar o vínculo com as famílias. Outras, que eram de outras cidades como Esteio, Carlos Barbosa, conseguimos levá-las para os seus familiares. É uma escola, nosso lado humano não tem como não se desenvolver. Quando a gente consegue recuperar alguém é um bálsamo”, completa a secretária.

Frutas estão sendo distribuídas durante a ação



Frutas estão sendo distribuídas durante a ação

Foto: Douglas Dalua/ Prefeitura de São Leopoldo

Entre as pessoas abordadas na rua e que aceitaram ajuda está Fauze Mac Ginity, 52 anos. Natural de São Leopoldo, Mac Ginity vive há mais de 20 anos nas ruas. “Quando tive chance de voltar para casa, minha mãe faleceu. Isso para mim foi mais um peso e continuei na rua”, recorda.

Agora, com o auxílio e o incentivo que está tendo, ele vislumbra uma nova vida. “É a primeira vez que estou sendo atendido de verdade. Já procurei ajuda anteriormente, mas esta é a primeira vez que eles vieram até mim. Espero mudar de vida. E quero isso por mim, pela minha mãe que não tá mais aqui, e pelas pessoas que estão me ajudando”, frisa.

Resultados serão apresentados em audiência pública

Segundo Simone, os resultados da Operação Resgate serão apresentados nesta quarta-feira (12) durante Audiência Pública na Câmara de Vereadores e que tratará do tema da população em situação de rua na cidade. O evento, a partir das 19 horas, é proposto pela presidente do Legislativo, vereadora Iara Cardoso, e aberto ao público. Segundo Iara, um dos objetivos da sessão é debater medidas que possam ser adotadas para diminuir o número de pessoas em situação de rua no Município.

VIU ESTA?: Frutas, muita água e até picolé: Animais do Zoológico de Sapucaia do Sul se refrescam para encarar o calor

“O tema é candente e carece de um enfrentamento efetivo, individualizado, caso a caso, porém humanizado e corajoso”, afirma a vereadora. “As causas deste fenômeno social se prendem principalmente à drogadição, doenças mentais, desarranjos familiares, agravados pela enchente que destruiu centenas de habitações”, explica.

“Eu sei por experiência na gestão da assistência, que avançar em políticas públicas que diminuam esta condição, além de coragem e boa técnica, requer a compreensão e ajuda de todos: do governo, da família, da sociedade”, completa Iara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.