Presidente do BC americano diz que nunca irá criar um ‘Drex’ dos EUA

O presidente do BC americano (Federal Reserve), Jerome Powell, anunciou que os Estados Unidos não emitirão um “Drex” dos EUA. Ao menos, nunca irao criar a moeda digital do banco central (CBDC) enquanto ele estiver no comando.

Entre para o GRUPO DE WHATSAPP do BlockTrends e fique por dentro de tudo sobre Bitcoin

A declaração ocorreu durante uma audiência no Comitê Bancário do Senado nesta terça-feira (11). Portanto, o discurso de Powell marcou uma mudança significativa no tom do banco central em relação às moedas digitais governamentais.

Durante a sessão, o senador Bernie Moreno (R-OH) pediu que Powell se comprometesse a nunca implementar uma CBDC nos EUA. A resposta do presidente do Fed foi direta e curta. “Sim”, disse Powell, encerrando o debate.
Moreno celebrou a afirmação, alegando que impedir uma CBDC ajudaria a evitar que os EUA “se parecessem com a China”.

A decisão também foi bem recebida por setores críticos do conceito de moedas digitais governamentais, como o Cato Institute, cujo analista Nicholas Anthony afirmou que a recusa do Fed em criar uma CBDC protege a liberdade financeira, a privacidade e o funcionamento dos mercados.

Decreto de Trump

Vale lembrar que, anteriormente, o atual presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto para a proibição da criação, emissão ou uso de moedas digitais centralizadas dentro dos Estados Unidos, o “DREX” americano.

Essa moeda digital é referente a famosa CBDC, que no Brasil seria equivalente ao DREX. Desse modo, o argumento de Trump é de que elas representam riscos à privacidade individual, à estabilidade financeira e à soberania do país.

A decisão de Powell vai ao encontro do posicionamento de Donald Trump, que, em 2024, declarou na conferência Bitcoin Conference que, caso fosse reeleito, ordenaria ao Tesouro e ao Fed que interrompessem imediatamente qualquer desenvolvimento de CBDC.

Enquanto os EUA recuam, outras potências seguem avançando no desenvolvimento de moedas digitais. China, Rússia, Turquia e Japão já começaram testes ou lançamentos de suas próprias CBDCs.

O yuan digital chinês o exemplo mais avançado, operando desde 2020. Por fim, o próprio Banco Central do Brasil anda a passos largos rumo ao Drex, que também levanta diversas discussões no país.

O conteúdo Presidente do BC americano diz que nunca irá criar um ‘Drex’ dos EUA aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.