Qual o melhor horário para passear com o pet durante o verão no RS? Veja o que fazer durante os dias calor

As temperaturas chegaram até 50ºC em algumas cidades no Rio Grande do Sul, enquanto a grande maioria teve registros acima dos 40ºC nesta semana, com a onda de calor que atinge o Estado. E quem também pode sofrer com o calorão é o seu pet.

CONFIRA: Um perigo silencioso capaz de matar pets pode estar dentro da sua casa

Confira qual o melhor horário para passear com os pets | abc+



Confira qual o melhor horário para passear com os pets

Foto: KATRIN BOLOVTSOVA/Pexels

Reforço na hidratação 

Assim como os humanos, os pets precisam principalmente de uma hidratação reforçada durante os dias de calor. Os gatos são uma preocupação ainda maior quando se trata de beber água, alerta a veterinária Vanessa Feder, professora do curso de medicina veterinária da Universidade Feevale. Por isso, é preciso manter ela fresca e em recipientes limpos.

LEIA TAMBÉM: Melhores brinquedos para cães e gatos são mais baratos do que você imagina; veja lista para deixar seu pet feliz

Qual o melhor horário para passeios com os cachorros?

Enquanto o dias de sol possam ser um convite para os humanos, podem ser prejudiciais para os animais, principalmente quando envolve atividades ao ar livre.

Independente de onde estiver, é importante sempre oferecer sombra e água fresca para o pet. As patinhas dos animais também devem ser um ponto atenção. Afinal, as almofadas das patas dos cachorros, por exemplo, são sensíveis e podem queimar se estiverem em contato com o piso mais quente, explica o médico veterinário Walter Leo Verbist.

VEJA: Frutas, muita água e até picolé: Animais do Zoológico de Sapucaia do Sul se refrescam para encarar o calor

Vanessa afirma ainda que não são apenas os dias mais quentes do ano que podem levar as patinhas dos pets a ficarem queimadas. Enquanto a temperatura é de 25ºC, o solo pode ultrapassar os 50ºC. Imagine atualmente, com os dias passando dos 40ºC.

“Essa temperatura em asfalto e basalto, telhados [para gatos] já é o suficiente para causar danos e queimaduras às almofadas plantares dos pets”, salienta a veterinária.

Por tanto, segundo Walter, o melhor horário para passear com os cachorros é antes das 9 horas e após 17 horas. Assim, as temperaturas estão mais amenas e o sol mais baixo.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Hipertermia e protetor solar

Além disso, há o risco dos pets falecerem por hipertermia, “que facilmente pode acontecer quando o organismo não consegue realizar a termorregulação adequada”, explica ela.

Outro fator é não esquecer do protetor solar de uso veterinário nos animais com o pelo claro ou pouco pelo. Caso não usem, eles podem apresentar lesões dermatológicas e queimaduras pela exposição ao sol.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.