TEMPESTADE NO RS: Chuva forte com vento de 100km/h pode atingir RS antes de frente fria; calor excessivo traz perigo para microexplosão

Chega ao fim ainda nesta semana a onda de calor de longa duração que trouxe máximas escaldantes ao Rio Grande do Sul desde o dia 2 de fevereiro. Nesta terça-feira (11), Novo Hamburgo já registrou a chegada da chuva. Essa precipitação antecipa o avanço de uma frente fria que amenizará as máximas já na quarta (12) na metade sul, e na quinta (13), no restante do Estado.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

 Chuva forte com vento de 100km/h pode atingir RS antes de frente fria | abc+



Chuva forte com vento de 100km/h pode atingir RS antes de frente fria

Foto: Arquivo/GES

Entretanto, conforme a MetSul Meteorologia, haverá um “preço” com a chegada do fenômeno: transtornos e danos por chuva forte e temporais com vendavais. Esse fenômeno já causa destruição na Argentina, onde as rajadas de vento alcançaram os 100km/h.

No Estado, antes mesmo da frente fria, cidades gaúchas deve registrar temporais isolados. Isso significa que a chuva forte que atingiu o Vale do Taquari na tarde de segunda-feira (10) deve se repetir em outros pontos do RS entre a tarde e a noite desta terça com a formação de áreas de instabilidade em diversas regiões.

“Qualquer temporal que se formar pode ser muito forte a severo com vento em alguns pontos próximo ou acima de 100 km/h com destelhamentos, queda de árvores e postes, danos diversos e falta de energia”, alertam os meteorologistas. O calor excessivo acima dos 40°C traz perigo para fenômenos severos de vento muito isolados como correntes descendentes (downburst ou microexplosões).

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

A Defesa Civil do RS emitiu um alerta para chuva pontualmente forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo na Campanha, no sul, na Costa Doce, no centro e nos vales. Moradores desta regiões devem ficar atentas até as 20 horas desta terça.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) possui dois alertas para tempestade vigente até a quarta-feira para todo o Estado.

Alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul começaram na tarde desta terça-feira | abc+



Alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul começaram na tarde desta terça-feira

Foto: Inmet

Fim da onda de calor

Oficialmente, a quarta-feira será o último dia da onda de calor, com temperaturas acima dos 35°C na metade norte, mas a metade sul já sentirá a queda das temperaturas.

Na quinta, boa parte do Rio Grande do Sul terá máximas mais agradáveis, com temperaturas de 25°C a 27°C durante o dia. Apenas o noroeste terá calor, mas nada intenso como nos últimos dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.