TEMPESTADE NO RS: Chuva forte e ventania com calor acima de 40°C; saiba se temporal pode se repetir nesta terça-feira

Um temporal foi registrado no Vale do Taquari na tarde de segunda-feira (10) em meio à temperatura tórrida de 41°C. A tempestade isolada, acompanhada de forte vendaval, foi gravada por populares no Porto Fluvial de Estrela, às 18 horas, e pode se repetir nesta terça (11), durante o pior dia do segundo pico da onda de calor. 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Temporal registrado em Estrela na tarde de segunda-feira, 11 de fevereiro | abc+



Temporal registrado em Estrela na tarde de segunda-feira, 11 de fevereiro

Foto: Daniel Klabunde/Especial

Devido ao vendaval, Lajeado e Estrela registraram estragos. Na primeira cidade houve o destelhamento parcial da UBS Novo Tempo, assim como de uma igreja. Queda de árvore e de vidro de uma sacada, dentro de um apartamento, também foram registrados. Em Estrela, quatro residências tiveram danos nos telhados. Moradores receberam lonas e as vias da foram desobstruídas em função da queda de árvores.

ONDA DE CALOR: Cidade gaúcha alcança sensação térmica de 50°C

O que aconteceu no Vale do Taquari

Conforme a MetSul Meteorologia, além da chuva, foram registradas na região as nuvens Mammatus – palavra derivada de “mamma”, pela associação ao formato de mamas ou seios. Este tipo de nuvem é comum durante o verão, formadas pelo calor e pela umidade.

Nuvens Mammatus em Sobradinho | abc+



Nuvens Mammatus em Sobradinho

Foto: Iara Puntel/Reprodução MetSul

“Está comumente associado à nebulosidade de grande desenvolvimento vertical formada pelo calor e a umidade que traz convecção, ou seja, o movimento ascendente do ar que gera nuvens de grande desenvolvimento vertical de tempestade”, explicam os meteorologistas. As Mammatus tendem a ocorrer sob a bigorna associada a uma nuvem Cumulonimbus, e é observada geralmente após a passagem de uma tempestade severa.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

A MetSul salienta ainda que a presença destas nuvens não devem assustar a população, visto que, quando surgem no céu, são indicativo de que o temporal está em processo de enfraquecimento.

Alerta para esta terça-feira

É esperado que este seja o dia mais quente durante o segundo pico da onda de calor que atinge o RS desde o começo da semana passada. De acordo com os meteorologistas, Porto Alegre deve registrar entre 39°C e 40°C, enquanto as demais cidades da região metropolitana podem alcançar até 41°C.

Pontos do centro, do oeste e dos vales podem anotar entre 40°C e 42°C, mas não se descartam marcas superiores. No sul, na Campanha e no noroeste, as máximas ficam entre 38°C e 40°C, isoladamente acima. Na Serra, as temperaturas ficam entre 32°C e 37°C. No Planalto Médio e no Alto Jacuí, de 35°C a 38°C. No litoral, as máximas devem chegar aos 40°C, o que é considerado muito atípico.

MUITO QUENTE: Próximas madrugadas podem ter temperatura acima de 30ºC no RS

Estas temperaturas muito elevadas possibilitam não só incêndios, mas temporais isolados. Há ainda três alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a onda de calor, sendo que um segue até a quarta-feira (12), e outros de dois perigo potencial para tempestade. Um deles se inicia ao meio-dia e contempla a metade sul gaúcha, enquanto o outro começa às 14 horas e engloba as demais regiões do RS. Ambos os alertas seguem até quarta.

Alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul começam na tarde desta terça-feira | abc+



Alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul começam na tarde desta terça-feira

Foto: Inmet

Adicionar aos favoritos o Link permanente.