Veranistas voltam a transitar em área de preservação ambiental no Litoral Norte; entenda

Três dias depois da reportagem publicar matéria sobre o cercamento de uma área de preservação ambiental, próximo às dunas, em Tramandaí, madeiras voltaram a ser retiradas do local. Na segunda-feira (3), o cercamento estava completo. Na sexta (7), no entanto, parte da estrutura havia sido arrancada.

Cerca de proteção teve madeiras retiradas pela população para facilitar acesso à praia. Foto registrada na sexta-feira (7) | abc+



Cerca de proteção teve madeiras retiradas pela população para facilitar acesso à praia. Foto registrada na sexta-feira (7)

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

As madeiras haviam sido recolocadas pela prefeitura depois de terem sido removidas por moradores, que insistem em transitar sobre as dunas para evitar caminhar 250 metros a mais até a praia.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Conforme a administração municipal, “a cerca instalada no entorno das dunas, no final da Avenida da Igreja com a Beira-Mar de Tramandaí, é um obstáculo para contenção da areia, visando à reconformação das dunas, em atendimento à sentença expedida contra o município na Ação Civil Pública nº 2004.71.00036597-8/RS, ainda em vigor. Ainda conforme a Licença Ambiental emitida pela Fepam para a área de dunas, o local deve permanecer fechado, caso contrário, haverá aplicação de multa ao município de Tramandaí”, informa a Prefeitura.

LEIA TAMBÉM: Trégua na onda de calor? Saiba quando a chuva chega para refrescar o RS

A secretária de Meio Ambiente, Minuche Marchini, explica que a passagem de pedestres sobre as dunas afeta a vegetação que auxilia na fixação da areia. “O que a gente pede é um pouquinho de colaboração. A gente sabe que as pessoas querem encurtar caminho, mas isso traz um malefício para o ambiente que está se regenerando”, pede Minuche.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A orientação da prefeitura é que a população contorne o cercado para acessar a praia. “Respeite o cercado e aguarde, pois tão breve teremos uma passarela para facilitar o acesso a beira da praia”, garante Minuche.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.