Dobra a participação de estrangeiros no volume negociado dos FIIs

mercado imobiliário

O mercado de fundos imobiliários tradicionalmente teve como protagonista as pessoas físicas, que respondem por aproximadamente 75% do patrimônio líquido do segmento. Mas o interesse de um outro perfil de investidor tem chamado cada vez mais a atenção.

Nos últimos cinco anos, a participação do investidor não residente (estrangeiro) no volume negociado dos fundos imobiliários dobrou, saltando de 7% em 2020 para 14%, em 2024.

No mesmo período, a fatia dos institucionais neste montante caiu de 28% para 22%, e da pessoa física recuou de 68% para 64%.

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (12) na abertura do XP Summit FIIs – Atraindo Investidores Globais. O evento reuniu representantes do mercado de FIIs e discutiu a ampliação da participação das cotas de fundos imobiliários nos ETFs (Exchange Traded Fund) – principal acesso do investidor estrangeiro ao produto brasileiro.

Leia também: Como investir em ETF: confira o guia completo

Entre as vantagens do aumento da participação do investidor estrangeiro no mercado de FIIs estão a ampliação da liquidez, ainda um dos grandes desafios do segmento, e a redução da volatilidade em períodos de maior pessimismo no mercado.

“Em momentos mais adversos como o atual, as cotações de um mercado dominado pela pessoa física ficam muito mais defasadas na comparação com o mercado real, refletindo o comportamento deste tipo de investidor”, explica Vinicius Duarte, head da mesa de fundos listados da XP. “A entrada do investidor estrangeiro traz mais volume, liquidez e racionalidade para este mercado”, complementa.

(Em atualização)

The post Dobra a participação de estrangeiros no volume negociado dos FIIs appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.