Jovens aprendizes da Associação Pestalozzi fazem sessão de fotos para formatura em Canoas

Com direito a estúdio e canudo, os formandos dos cursos de Jovem Aprendiz da Associação Pestalozzi, junto com suas famílias e amigos, fizeram uma sessão de fotos na tarde desta quarta-feira (12). A formatura é no dia 19 de fevereiro, no Sesc Canoas. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Jovens aprendizes da Associação Pestalozzi se formam na próxima semana no Sesc Canoas



Jovens aprendizes da Associação Pestalozzi se formam na próxima semana no Sesc Canoas

Foto: Paulo Pires/GES

Os 17 formandos, todos com deficiência intelectual, estudaram e trabalharam como jovens aprendizes durante dois anos. Uma delas é a Sara Santos da Cruz Teodora, 22 anos, que trabalhou como empacotadora em um supermercado na cidade. “Trabalho é uma conquista. É legal ver também os outros colegas trabalhando, fazer novos amigos, me desenvolver mais”, afirma.

Enquanto aguardava ser chamada para as fotos, a jovens conta que já planeja continuar trabalhando. “Vou fazer um novo curso para voltar a trabalhar. Foi bom ter o emprego e o salário. Comprei roupa, televisão e meu óculos.”

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

A mãe Vanderleia e a filha Sara Santos estavam felizes em ter uma sessão de fotos



A mãe Vanderleia e a filha Sara Santos estavam felizes em ter uma sessão de fotos

Foto: Paulo Pires/GES

A mãe de Sara, a dona de casa Vanderleia Santos da Cruz Teodora, está feliz com a realização da filha. “Ela se desenvolveu bastante quando entrou aqui. Não tenho queixas, só agradecimento. Ajudam bastante também as famílias. Antes ela não sabia pegar o ônibus sozinha nem ler direito. Agora, ela sabe tudo. Já tem maturidade”, comemora. 

A iniciativa do Jovem Aprendiz também foi uma mudança de vida para Guilherme Niches da Silva, 21 anos, que atuou no setor administrativo de uma empresa. “Foi a melhor coisa que me aconteceu porque quando eu trabalhei, ganhei o meu dinheiro, meu salário. Paguei contas, comprei cama, roupa”, comenta. 

O jovem estava acompanhando da mãe, a consultora de beleza Simone dos Santos Niches, que se emocionou com a formatura do filho. “Estou segurando para não chorar, não borrar a maquiagem. Ele se queixou que não teve formatura no ensino médio por causa da pandemia, mas agora está tendo”, destaca.

Pela primeira a formatura será no Sesc Canoas. O evento está marcado para o dia 19 de fevereiro, às 19 horas, e deve reunir cerca de 300 pessoas. 

Oportunidade 

A associação oferece os cursos de Administração e Varejo para jovens a partir dos 18 anos, como explica a coordenadora de aprendizagem profissional, Patrícia Faleiro. “Dentro da Lei da Aprendizagem, pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas não tem limite de idade. Temos jovens com mais de 40 anos, por exemplo”.

O filho Guilherme e a mãe Simone Niches não esconderam a emoção com a formatura



O filho Guilherme e a mãe Simone Niches não esconderam a emoção com a formatura

Foto: Paulo Pires/GES

A associação trabalha com a aprendizagem há cerca de sete anos e está habilitada junto ao Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap) para realizar a formação dos jovens. Os cursos duram dois anos. Alguns alunos já foram efetivados pelas empresas e outros devem fazer novos cursos para permanecer no mercado de trabalho. 

“É a realização de um sonho deles. A formação, o ingresso e a permanência no mercado de trabalho. Muitos receberam a notícia no início da vida de que não podiam ter essa oportunidade, mas não é assim”, ressalta. 

Para o projeto acontecer, são necessárias parcerias para receber os jovens. “Agradecemos muito as empresas porque quem contrata tem essa visão social. É um trabalho especializado, minucioso e tem que acreditar no potencial daquela pessoa”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.