Navios dos EUA navegam pelo Estreito de Taiwan pela 1ª vez após posse de Trump

Dois navios da Marinha dos EUA atravessaram o sensível Estreito de Taiwan nesta semana, na primeira missão desse tipo desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, assumiu o cargo no mês passado, provocando uma reação irada da China, que disse que a missão aumentou os riscos de segurança.

A Marinha dos EUA, ocasionalmente acompanhada por navios de países aliados, atravessa o estreito cerca de uma vez por mês. A China, que reivindica Taiwan como seu próprio território, diz que a hidrovia estratégica pertence a ela.

Os militares da China disseram que os dois navios norte-americanos, que foram nomeados como o destróier Lyndon B. Johnson e o navio de pesquisa Bowditch, passaram pelo estreito entre segunda e quarta-feira (horário local), acrescentando que as forças chinesas foram enviadas para manter a vigilância.

“A ação dos EUA envia sinais errados e aumenta os riscos de segurança”, disse o Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular em um comunicado na quarta-feira (horário local).

A Marinha dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Estreito de Taiwan (Foto: Reprodução/Google Maps)

As forças militares da China operam diariamente no estreito como parte do que o governo de Taiwan vê como uma campanha de pressão de Pequim.

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, rejeita as reivindicações de soberania de Pequim, dizendo que somente o povo de Taiwan pode decidir seu futuro.

The post Navios dos EUA navegam pelo Estreito de Taiwan pela 1ª vez após posse de Trump appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.