Putin convida Trump para visita à Rússia durante conversa por telefone

Em uma conversa de quase uma hora e meia, Donald Trump e Vladimir Putin falaram pela primeira vez após o empresário republicano assumir a presidência dos Estados Unidos em janeiro. No contato, realizado nesta quarta-feira (15/2), os dois discutiram a guerra na Ucrânia.


Negociações sobre a Ucrânia

  • Antes de assumir a presidência dos EUA, uma das principais promessas de Trump foi acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia o mais rápido possível
  • Apesar do relacionamento complicado com o antigo governo dos EUA, liderado por Biden, Putin sinalizou a intenção de negociar com o novo presidente norte-americano sobre o assunto. 
  • A guerra na Ucrânia pode completar três anos no próximo dia 20 de fevereiro.

Em um comunicado, o Kremlin informou que os dois líderes concordaram que o fim da guerra na Ucrânia pode chegar por “meio de negociações pacíficas”. Dando mais um sinal de que deseja negociar com os EUA, Putin convidou Trump e outras autoridades norte-americanas para visitar a Rússia e discutir alguns assuntos, “incluindo o acordo ucraniano”.

“Vladimir Putin e Donald Trump concordaram em continuar os contatos pessoais, incluindo a organização de reuniões pessoais”, disse o governo da Rússia em nota.

Trump, por sua vez, classificou a conversa com o líder russo como “altamente produtiva”, e disse que os dois concordaram em iniciar esforços para que a guerra no Leste Europeu chegue ao fim.

“Como ambos concordamos, queremos impedir que milhões de mortes ocorram na Guerra com a Rússia/Ucrânia”, disse o presidente norte-americano na rede social Truth. “Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, incluindo visitar as Nações um do outro. Também concordamos em fazer com que nossas respectivas equipes iniciam as negociações imediatamente e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo da conversa”.

De acordo com o presidente dos EUA, as negociações sobre a Ucrânia devem ser comandadas pelo secretário de Estado do país, Marco Rubio, e outros membros do alto escalão do governo.

“Acredito que este esforço levará a uma conclusão bem-sucedida, espero que em breve!”, finalizou Trump.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.