Tempestades, alagamentos e onda de calor: Inmet emite cinco alertas para o RS

Em mais um dia de calor e tempestade no Rio Grande do Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas para esta quarta-feira (12). Cinco avisos estão ativos. 

RS tem novos alertas do Inmet nesta quarta-feira | abc+



RS tem novos alertas do Inmet nesta quarta-feira

Foto: Reprodução/Inmet

A onda de calor segue com o alerta máximo até as 18 horas desta quarta. Cidades da metade norte do Estado, bem como regiões de Santa Catarina e do Paraná, foram sinalizadas por conta do evento, que representa “grande perigo” por conta dos riscos à saúde.

Nestes pontos, são registradas temperaturas cerca de 5°C acima da média por uma sequência de dias.

LEIA MAIS: Tempestade volta a atingir RS em meio a onda de calor; veja como fica o tempo nesta quarta-feira

Há também dois alertas de cor amarela, que representam “perigo potencial”, para tempestades. Um deles, válido desta manhã até as 10 horas de quinta-feira (13), indica chuva de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, ventos de até 60 quilômetros por hora e queda de granizo.

O Sudoeste, o Noroeste, o Sudeste, o Nordeste, o Centro Ocidental e Oriental, e a região metropolitana de Porto Alegre devem ser atingidas. Áreas catarinenses também correm riscos.

VEJA TAMBÉM: TEMPESTADE NO RS: Chuva forte com vento de 100km/h pode atingir RS antes de frente fria; calor excessivo traz perigo para microexplosão

O outro, além do Rio Grande do Sul, engloba regiões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Também amarelo, o alerta vale das 14 às 21 horas desta quarta-feira, e indica cenário semelhante ao aviso acima.

Já o quarto aviso meteorológico, amarelo, é válido para quase todo o território brasileiro. Seguindo as mesmas indicações que os alertas anteriores, este, para chuvas intensas, válido das 10 horas desta quarta até as 10 horas de quinta-feira, é direcionado a 19 estados.

São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

O último alerta já ativo nesta manhã, e válido até o meio-dia de quinta-feira, destaca a possibilidade de acumulado de chuva. De cor laranja, que indica “perigo”, ele é destinado a municípios gaúchos das regiões Sudeste, Nordeste, Serra e metropolitana. O Sul catarinense também deve ser afetado.

A previsão deste aviso, segue similar aos demais: chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Orientações do Inmet:

  • Evite enfrentar o mau tempo.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.