Argentinos “invadem” Brasil e promovem boom de compras: como afetam varejistas da B3?

Nas últimas semanas, ganharam destaque as notícias de que os argentinos estão “invadindo” as lojas do Brasil, aproveitando a forte valorização do peso argentino frente o real.

Desde o fim de 2023, o peso registrou valorização de 150% frente à moeda brasileira.

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Em relatório, a XP Investimentos aponta que, com isso, os preços de vestuário estão cerca de 60% mais baratos no Brasil, o que estimula essa forte demanda, levando a um boom de compras dos argentinos na região Sul.

Mapeando os dados de turismo, os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Laryssa Summer, que assinam o relatório, apontam que o número de turistas argentinos aumentou 33% no 4T24, com o Rio Grande do Sul (+85%), Santa Catarina (+71%) e Paraná (-17%), representando 60% de todo o tráfego de turistas.

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Ao realizarem uma rápida busca com base em uma cesta de 50 SKUs (código único de identificação atribuído a um produto) das lojas online da Renner (LREN3), os analistas constaram que os preços no Brasil estão cerca de 60% abaixo dos preços na Argentina, considerando as taxas de câmbio atuais.

Com relação aos bens duráveis, uma cesta de 8 SKUs no Mercado Livre (BDR: MELI34) no Brasil apresentou um preço total 50% inferior ao preço dos mesmos produtos no site argentino, enquanto a cesta de cosméticos com10 SKUs apontou um preço total 41% mais baixo em comparação a uma farmácia local na Argentina.

Ao aprofundar os dados dos estados do Sul, a equipe de analistas nota que a demanda na região está mostrando sinais de resiliência, apresentando o melhor desempenho no 4T24 e registrando a maior aceleração em janeiro em comparação a dezembro, de acordo com o Índice de Varejo da Cielo (ICVA). “No entanto, observamos que podem haver outros fatores por trás desse desempenho, além do aumento do turismo argentino”, avalia.

Olhando para as empresas da Bolsa, os analistas ressaltam que, se essa resiliência persistir no curto prazo, a varejista de vestuário Renner ( com 24% das lojas na região) e a farmacêutica Panvel (PNVL3; 98% das lojas na região ) são as com a maior exposição aos Estados do Sul. A Renner, cabe destacar, está presente em 85% dos shoppings da região.

Carrefour Brasil (CRFB3) e Magazine Luiza (MGLU3) também aparecem como outros players com a grande exposição à região em comparação com os pares listados, com 16% e 23% das lojas, respectivamente.

“No geral, não esperamos que isso tenha um grande impacto nos resultados dos varejistas brasileiros, embora possa ser um vento favorável marginal, especialmente para produtos de marca. Mantemos nossa recomendação neutra para Renner, Magalu e Carrefour Brasil e compra para Panvel”, avalia a equipe de analistas.

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