Confiabilidade em xeque: Hurb tenta limpar imagem após ação de oficiais de Justiça, mas apaga postagem

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Em um tentativa de limpar sua imagem, a OTA criou uma publicação reiterando a idoneidade de sua reputação e operações (Divulgação/Hurb)

A última quarta-feira (12) foi movimentada para o Hurb. Na data, o escritório da empresa no Rio de Janeiro foi revistado por Oficiais de Justiça em busca de bens para penhora, visto que a OTA acumula mais de R$ 100 milhões em execuções fiscais. Para mitigar os efeitos negativos da ação sobre sua reputação, ao final do dia, a empresa publicou em seu blog um comunicado reforçando a confiabilidade da marca, no entanto, na manhã desta quinta-feira (13), a plataforma retirou a publicação do ar.

No texto, a companhia afirmava ter embarcado mais de 80 mil passageiros em janeiro deste ano, destacando sua base de usuários, que, segundo ela, conta com 20 milhões de viajantes cadastrados, além de mencionar sua presença em 35 mil destinos ao redor do mundo. A empresa também apresentou como vantagem operacional sua parceria com a Universal Assistance, e esclareceu as principais dúvidas sobre a segurança na aquisição de produtos por meio da plataforma.

  • Oficiais de Justiça esvaziam sede da Hurb em mutirão para penhora de bens
  • Hurb diz estar operando dentro do prazo para 2025, mas segue sem TAC e envolvido em polêmicas
  • Suposto investimento de R$ 140 milhões no Hurb é desmentido por fundo canadense

Perguntas e respostas do Hurb para seus clientes

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O Hurb usou um “clickbait” para atrair leitores e passar informações divergentes entre o título e o conteúdo do texto (Reprodução do site/Hurb)

    • É seguro comprar no Hurb?
      Sim. O Hurb é uma empresa confiável, atuante há mais de 13 anos no mercado. Durante esse período, destacou-se pela oferta de pacotes de viagem vantajosos e pelo embarque de um milhão de viajantes em 2022, ano em que bateu um recorde interno. Além disso, a plataforma “Desfazer” permite o acesso a tarifas aéreas competitivas e pacotes otimizados, garantindo uma experiência de compra segura e transparente. O Hurb também é a única representante brasileira no World Economic Forum.
    • O Hurb é confiável?
      Sim, reforçamos a confiabilidade por meio da transparência na comunicação sobre os produtos vendidos, desde as descrições disponíveis na plataforma até os e-mails e a Central de Ajuda, que conta com consultoria especializada. Além disso, novas operações ocorrem semanalmente.
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Na manhã desta quinta-feira (13) o Hurb voltou atrás em sua defesa e apagou o post (Reprodução do site/Hurb)

  • Por que o Hurb oferece preços mais baixos?
    A empresa busca oferecer as melhores tarifas do mercado. Por meio da plataforma “Desfazer”, identifica em tempo real as tarifas aéreas mais baixas e repassa essa economia aos clientes. Parcerias estratégicas com hotéis, companhias aéreas e outros fornecedores também contribuem para a oferta de pacotes mais vantajosos.
  • É seguro viajar pelo Hurb?
    Sim, asseguramos a segurança dos clientes por meio de parcerias com fornecedores experientes e confiáveis. Além disso, como a empresa não entrou em recuperação judicial nem decretou falência, sua plataforma continua oferecendo planos de seguro viagem para proporcionar maior tranquilidade aos viajantes.
  • Há pessoas viajando pelo Hurb atualmente?
    Sim. Em 2024, milhares de pessoas viajaram por meio da plataforma, e a empresa afirma estar em expansão, consolidando-se como uma das principais plataformas de viagens online do Brasil.

O CEO e a situação financeira do Hurb

Hurb responde hoje a mais de 100 mil ações na justiça

CEO do Hurb, João Ricardo Mendes (Divulgação/Hurb)

O comunicado mencionava ainda, o CEO do Hurb, João Ricardo Mendes, destacando sua “liderança visionária e compromisso com a inovação no setor de turismo”. Segundo o texto, “sob sua direção, a empresa tem se destacado por iniciativas que visam não apenas o crescimento da  a OTA, mas também o desenvolvimento do turismo no Brasil”.

  • Fundadores do Hurb viram réus por estelionato no Rio de Janeiro
  • Hurb promete zerar fila de viagens atrasadas até 2026, mas TAC com a Senacon ainda não foi assinado
  • EXCLUSIVO: Proposta indecente? Hurb adota novo posicionamento para cliente com pacotes que não foram honrados

Sobre as dificuldades financeiras, a empresa apontou os impactos da pandemia de Covid-19, que exigiram adaptações operacionais para enfrentar “circunstâncias adversas que podem ter levado a ajustes internos”. Em resposta a questionamentos sobre uma possível falência, a OTA negou a informação e reforçou que suas operações estão em expansão.

“A informação de falência do Hurb é falsa. A empresa tem boa parte de sua receita fora do Brasil e, no mercado brasileiro, se recuperou de uma crise, voltando a crescer. Dessa forma, também não deu início a um processo de recuperação judicial”, dizia o comunicado. Como métrica de sucesso, a empresa citou os pacotes “Mês Fixo”, comercializados em 2024. “Todos os viajantes que compraram pacotes de Mês Fixo para 2025 estão sendo embarcados e realizarão suas viagens conforme o planejado”, enfatizou a OTA.

Vale relembrar, que a 16ª Vara Criminal do Rio de Janeiro aceitou a denúncia de estelionato contra João Ricardo Mendes, tornando-o réu em mais um processo criminal. A ação, movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), se baseia na queixa de uma cliente que comprou um pacote de viagem não cumprido pela empresa e não conseguiu reembolso.

Além desse caso, João Ricardo já responde a outras acusações, incluindo estelionato, ameaça e lesão corporal. O empresário também não respondeu às tentativas do MPRJ de firmar um acordo de não persecução penal. Enquanto isso, o Hurb, que arrecadou mais de R$ 1 bilhão em pacotes de viagem na pandemia, segue acumulando reclamações por não entregar serviços contratados ou realizar reembolsos. A negociação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Senacon continua sem previsão de conclusão.

Expectativas para 2025

Em tom otimista, a OTA afirmou que seu plano para 2025 é consolidar-se como “líder no mercado de viagens online”, oferecendo “pacotes acessíveis, experiências personalizadas e um atendimento de excelência”. A empresa também enfatizou o uso de Inteligência Artificial (IA) para otimização de preços, compartilhando que sua tecnologia baseada em Cadeia de Markov e modelos de Deep Learning possibilita oferecer tarifas 38% a 49% mais baixas que a média do mercado.

Vale lembrar, que nesta semana a empresa afirmou operar dentro do prazo previsto para 2025 e evidenciou melhorias em atendimento e tecnologia. Entre as medidas adotadas, estão análise de reclamações, investimentos em inteligência artificial, reforço no suporte ao cliente e campanhas promocionais.

A OTA alega ter aumentado a resolução de demandas e o volume de reservas. No entanto, segue sem assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Senacon e enfrenta questionamentos sobre um suposto investimento de R$ 140 milhões de um fundo canadense, que não se confirmou. Essas pendências mantêm a empresa sob escrutínio no mercado.

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