“Disse que ia voltar”: Governador retorna à escola destruída por enchente para celebrar abertura do ano letivo

O início do ano letivo na rede estadual do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (13), foi marcado por simbolismo e emoção. O ato oficial que marcou a retomada das aulas aconteceu no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, uma das escolas mais afetadas pelas enchentes de 2023 e 2024.

A escolha da instituição para sediar a solenidade reforça o compromisso do governo estadual com a recuperação da infraestrutura educacional, especialmente em regiões impactadas por desastres naturais.

Governador Eduardo Leite voltou ao Instituto Estadual de Educação Paulo Freire e se emociona ao ver escola transformada após enchente de maio | abc+



Governador Eduardo Leite voltou ao Instituto Estadual de Educação Paulo Freire e se emociona ao ver escola transformada após enchente de maio

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

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O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, e da secretária estadual de Obras, Izabel Matte, além de gestores, professores, alunos e suas famílias. Durante a cerimônia, Leite relembrou a visita que fez à escola em maio de 2024, quando encontrou a comunidade escolar devastada pelos estragos da enchente.

Na ocasião, ele prometeu que o Estado não mediria esforços para reconstruir a instituição — um compromisso que se concretizou com um investimento emergencial de R$ 1 milhão para viabilizar a reabertura da escola neste início de ano letivo.

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“A gente chorou junto aquele dia, mas disse: vamos voltar logo mais para celebrar que essa escola vai estar bonita novamente para acolher os alunos. E eu disse que ia voltar, e estou aqui para, junto com você, celebrar o início do ano letivo”, declarou o governador. O ano letivo iniciou para mais de 700 mil estudantes em 2.320 escolas.

Mais R$ 3,3 milhões para ampliar reformas na escola

Além da reforma emergencial já concluída, o governador anunciou novas obras no Instituto Paulo Freire, assinando a ordem de início para melhorias estruturais que ultrapassam R$ 3,3 milhões.

O investimento contemplará a reforma do telhado, a renovação da rede elétrica, melhorias no sistema de drenagem, a substituição de pisos de madeira por concreto e a ampliação dos espaços escolares. A previsão é de que essas melhorias ocorram até abril de 2026, consolidando a escola como um espaço mais seguro e adequado para os estudantes.

Governador Eduardo Leite assina ordem de início de obras de ampliação da reforma no Instituto Paulo Freire; investimento passa dos R$ 3,3 milhões | abc+



Governador Eduardo Leite assina ordem de início de obras de ampliação da reforma no Instituto Paulo Freire; investimento passa dos R$ 3,3 milhões

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

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“Há um significado muito especial em estarmos nesta escola no início do ano letivo. Aqui, podemos ver a materialização do trabalho que o governo do Estado realizou incansavelmente para entregar à comunidade um espaço de ensino renovado e acolhedor”, destacou a titular da Secretaria de Obras, Izabel Matte.

Com mais de 60 anos de história, o Instituto Paulo Freire passou por melhorias que recuperaram o piso, o telhado e as paredes, além de receber mobiliário novo, pintura renovada e melhorias no paisagismo. A escola atende aproximadamente 360 estudantes, conta com 50 professores e nove servidores e recebe alunos de diversos municípios da região como São Sebastião do Caí, Portão, Harmonia, Bom Princípio, São José do Hortêncio, Capela de Santana e Montenegro.

Escolas estavam prontas para o recomeço das aulas, afirma secretária

Durante o evento, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, abordou o adiamento do início do ano letivo, que estava programado para a última segunda-feira (10), mas foi suspenso por força de uma liminar movida pelo sindicato dos professores (Cpers-Sindicato). Segundo ela, o governo não desejava essa mudança no calendário e, ao recorrer da decisão, a própria Justiça reconheceu que o Estado estava preparado para o retorno das aulas.

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“O adiamento não foi decisão nossa. Houve uma liminar que foi derrubada e o próprio ato de derrubada da liminar disse que não havia imprevisibilidade da secretaria, que a secretaria estava preparada, que não havia justificativa para aquela liminar. Foram três dias que serão repostos em julho. Não afeta o calendário escolar”, afirma.

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A secretária acrescentou os desafios enfrentados pela pasta são diários. “Nós não estamos 100% preparados, como ninguém está. Na educação, você nunca vai estar pronto. Porque a hora que você atende uma demanda, surgem novas”, analisa.

Emoção e expectativa entre alunos e famílias

O retorno às aulas foi marcado pela alegria da comunidade escolar. Após a cerimônia, o governador visitou salas de aula reformadas, agora equipadas com novas classes, cadeiras e lousas, proporcionando um ambiente mais confortável e estimulante para os alunos. Para muitos, a sensação era de estar em uma escola completamente nova.

José Alves, que fez questão de acompanhar seu filho, estudante de inclusão, no início do ano letivo agradeceu pessoalmente ao governador pelos investimentos na instituição | abc+



José Alves, que fez questão de acompanhar seu filho, estudante de inclusão, no início do ano letivo agradeceu pessoalmente ao governador pelos investimentos na instituição

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O sentimento de esperança e alívio foi compartilhado por pais de alunos, como José Alves, que fez questão de acompanhar seu filho, estudante de inclusão, neste primeiro dia de aula. Ele destacou a transformação da escola e o impacto positivo para os estudantes.

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“Depois de toda a dor e angústia que vivemos com a enchente de maio, ver a escola completamente reformada traz uma sensação de segurança e tranquilidade para nós, pais. Sabemos que nossos filhos estão em um ambiente adequado para aprender. Tenho que reconhecer o esforço do governo do Estado na reconstrução da escola, que, posso dizer com certeza, está ainda melhor do que antes da enchente”, afirmou.

Ensino Médio Integral: uma nova fase para o Paulo Freire

Além da reconstrução física, a escola inicia uma nova etapa na educação, com a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral. O projeto começa com alunos do 1º ano do Ensino Médio, em um modelo que será expandido nos próximos anos.

A aluna Gabrielli Soares, integrante desta primeira turma de tempo integral, expressou entusiasmo com a novidade. “É muito gratificante ver como a escola está mudada e saber que vamos ter mais oportunidades. Essa é a primeira turma integral, estamos dando o primeiro passo para essa mudança. A partir de agora, tudo vai ser integral. Ficar mais tempo na escola e ter mais aprendizado é algo muito positivo”, disse Gabrielli.

O governador Eduardo Leite comentou que investir no turno integral é uma estratégia do governo para melhorar o desempenho do Estado nos indicadores de desenvolvimento. “Nós tínhamos 18 escolas no início desse mandato. Nós já estamos indo a 296 escolas de ensino integral. A nossa meta é chegar, no ano que vem, com mais de 500 escolas”, detalha Leite.

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O governador explica que a implementação de escolas de turno integral não é tão simples, pois envolve organização dos currículos e a adesão da própria comunidade escolar. “A gente vem fazendo isso com serenidade, mas também com pressa. O ensino integral é uma ferramenta, é um caminho, é uma metodologia que se apresenta como estratégica para quem quer garantir melhores resultados dos indicadores de educação”, frisa.

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