Embratur apresenta soluções tecnológicas para fortalecer destinos turísticos

Apresentação de Roberto Geavaerd (segundo à esquerda) ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília ( Renato Vaz/Embratur)

Apresentação de Roberto Geavaerd (segundo à esquerda) ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília ( Renato Vaz/Embratur)

O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, participou do painel Cidades Inteligentes e Resilientes, promovido pelo Ministério das Cidades no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília (DF). Durante o evento, Gevaerd destacou como o turismo pode contribuir para a transformação digital dos municípios e apresentou iniciativas da Embratur para fortalecer a inovação nos destinos.

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o diretor ressaltou que o turismo acontece nos municípios e representa cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, abrangendo mais de 500 atividades econômicas. Segundo ele, ferramentas inovadoras ajudam a aprimorar a experiência dos visitantes estrangeiros, além de contribuir para o desenvolvimento das cidades inteligentes.

Entre as ações apresentadas, Gevaerd citou soluções que facilitam o uso do Pix por turistas internacionais e a criação de rotas turísticas guiadas por georreferenciamento, como o Rotas Literárias e a Rota do Samba, no Rio de Janeiro, desenvolvidas pelo EmbraturLAB. Além de melhorar a experiência do turista, a proposta busca fortalecer a cultura de inovação no setor e evidenciar a importância do turismo para a economia e para o desenvolvimento tecnológico.

O painel também abordou o conceito de cidades inteligentes, que envolve o uso de soluções tecnológicas para aumentar segurança, sustentabilidade e acessibilidade nos municípios. Representantes do Banco do Brasil e de diversos ministérios apresentaram ferramentas do Governo Federal que podem ser utilizadas pelas prefeituras para investir em inovação e melhorar a qualidade de vida das populações locais.

Além de Gevaerd, participaram do debate a coordenadora de Estratégias de Inovação Aberta do Banco do Brasil, Flavia Donini; o diretor do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital, Yuri Rafael Della Giustina; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Barros Tercius; o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Corrêa Tavares, e outras autoridades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.